Rosa Maria Coelho falou sobre suas primeiras experiências, dificuldades, mudanças e momentos de reorganização.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A farmacêutica e proprietária da Proderma Farmácias, Rosa Maria Coelho, foi a palestrante do primeiro De Sócio Para Sócio de 2011, na manhã de terça-feira, dia 1º de março.
O evento é promovido a cada dois meses pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Natural de Porto Alegre e integrante de uma família numerosa, ela contou sobre sua trajetória profissional. Há quase 32 anos no mercado, ela foi uma das pioneiras em fórmulas de manipulação, com outros três colegas de profissão no Rio Grande do Sul.
Mas o início, segunda ela, não foi fácil. “Após algumas tentativas de trabalho em laboratórios, decidi abrir meu próprio negócio e me instalei no sétimo andar do prédio onde está localizada a ACI. Era 20 de dezembro, verão e início de férias… É lógico que passei estes meses sem nenhum cliente”, recorda ela, rindo da situação.
“As pessoas não sabiam o que era farmácia de manipulação e, como não fiz, e nem sabia que deveria ter feito, uma pesquisa de mercado, foi difícil no começo. Eu já falava em filtro solar e ninguém entendia do que se tratava. Isto há três décadas…”.
Ela afirma que um grande passo aconteceu em 1999, ao decidir participar das oficinas da Qualidade da ACI, onde ela e seus 11 colaboradores da época foram “aprender a gerir”. “Foi neste momento que tivemos uma mudança de postura bastante radical”.
Mas foi no início dos anos 90, durante o Governo Collor, que a situação começou a mudar. “Com a abertura de mercado naquela época, começamos a ter acesso à tecnologia. Em compensação, fomos aprendendo a competir com os importados. Este foi um período de reorganização”, ressalta a empresária que teve a quarta farmácia de manipulação em solo gaúcho.
Atualmente, Rosa Coelho faz pós-graduação em cosmetologia clínica, buscando sempre inovar e aprofundar seus conhecimentos na área em que atua.
Informações de De Zotti
FOTO: divulgação / De Zotti