Hackers usam tragédia com vôo da TAM para enviar e-mails com vírus, submetendo o internauta a riscos
A divulgação do conteúdo da caixa preta do vôo 3054, que vitimou pelo menos 199 pessoas na tragédia do dia 17 de julho, em Congonhas, vem despertando a curiosidade dos brasileiros e renovando o espírito de comoção. Se aproveitando deste quadro, hackers estão enviando vírus por e-mail, mascarados como um comunicado oficial da TAM.
O e-mail é personalizado e apresenta um texto utilizado pela companhia aérea logo após a confirmação da tragédia, informando sobre o número de passageiros e os procedimentos a serem tomados pela TAM. Ao final do e-mail, há um link para ver o conteúdo da caixa preta, alegando que esta foi aberta pelo “instituto de investigação da Aeronáutica do Brasil”.
O que diz o e-mail:
“COMUNICADO TAM – 16h (31/07/2007)
A TAM informa que o vôo JJ 3054 decolou de Porto Alegre com 170 pessoas, entre passageiros e funcionários da empresa, além de mais seis componentes da tripulação técnica (comandantes e comissários).
À medida que os nomes forem confirmados, notificaremos as famílias antes que qualquer informação se torne pública, como determina a legislação vigente.
Lembramos que a TAM já ativou seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares e disponibilizou o número 0800 117900 voltado ao atendimento aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo.
A TAM divulgou todas as informações confirmadas até este momento. Qualquer outra informação relevante será comunicada imediatamente pela TAM.
Assessoria de Imprensa – TAM
Tel: (11) 5582-8167/8685/8153
Clique AQUI para ver o resultado da caixa preta, que foi aberto pelo instituto de investigação da AERONAUTICA do BRASIL.”
Se receber este e-mail, contenha sua curiosidade e não clique no link. A TAM vem divulgando em seu site um alerta sobre o falso e-mail e o risco de vírus. Confira:
“A TAM alerta sobre a existência de e-mails que circulam na Internet com falsas informações sobre a companhia, induzindo o internauta a entrar em sites não autorizados. A companhia esclarece mais uma vez que as informações oficiais da TAM estão sendo divulgadas exclusivamente nos endereços www.taminforma.com.br e www.tam.com.br.”