Estoques da região serrana estão completos – a preocupação agora é com um possível surto de leptospirose, doença comum em enchentes.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Diante da tragédia causada pelas chuvas no Rio de Janeiro, muita gente se mobilizou para doar sangue. O número de doadores no Hemorio triplicou na última semana e chega a mil por dia – normalmente, não passa de 300.
Leia Mais
Tragédia no Rio: Uma semana depois, 680 pessoas já morreram
Foram cinco mil doadores em cinco dias, o suficiente para completar os estoques da região serrana e também de outras regiões que tenham hospitais recebendo as vítimas.
A preocupação agora é com possível surto de leptospirose, comum em casos de enchentes. Quem doou só pode repetir essa ação depois de três a quatro meses – por isso, o Hemorio pede para as pessoas esperarem um pouco e se programarem.
“Estamos muito agradecidos a toda a população que respondeu ao apelo. Lembramos que o sangue é perecível, ou seja, ele tem um prazo de validade pequeno. A plaqueta, por exemplo, necessária na leptospirose, tem cinco dias de validade. Portanto, a população que ainda não doou, prepare-se para a próxima semana, quando precisaremos destas plaquetas”, diz a Dra. Clarisse Lobo, diretora do Hemorio.
Pode doar qualquer indivíduo entre 18 e 65 anos, que pese mais de 50 quilos e esteja portando documento oficial de identidade. “Nesta segunda-feira, tivemos 950 doadores. Agradecemos muito à população por essa resposta”, salienta Clarisse.
Informações de Bom Dia Brasil
FOTO: ilustrativa / GettyImages