Voluntários
A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) está precisando de voluntários para ajudar no atendimento nos abrigos das famílias que foram atingidas pelas chuvas nos últimos dias. O trabalho voluntário é para ser executado durante a madrugada, das 22 às 8 horas. Quem se interessar deve entrar em contato no telefone 9135-0135, com Eunice. Após deverá apresentar os documentos para o cadastro. Os voluntários receberão as orientações e um crachá de identificação.
Doações
A Prefeitura está arrecadando doações para as famílias atingidas pelas chuvas. A estimativa é de que mais de 4,6 mil pessoas tenham sido afetadas. As maiores necessidades são toalhas, cobertores, materiais de higiene, limpeza e alimentos. As doações podem ser enviadas para a sede da Guarda Municipal, que fica na Rua Bento Gonçalves, esquina com Jahu. Mais informações pelo telefone da Fábrica da Cidadania, pelo telefone 3587-9880.
Abrigos e doações
Atualmente, a Prefeitura trabalha com três abrigos. Um no bairro Canudos, no Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig – Ciep (Rua Amalie Thön, 50), um no bairro Santo Afonso, na Base do Pronasci (Rua Buenos Aires, 217, Santo Afonso) e o mais recente no Território de Paz do Kephas (Rua Arthur Momberger, 1072). Além disso, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Meio Ambiente montaram pontos de atendimentos em locais estratégicos, próximos a áreas afetadas com a cheia dos rios e arroios. Com isso, a comunidade possui mais possibilidades de buscar atendimento e auxílio. Os pontos são: Associação Atlética Canto do Rio (bairro Santo Afonso), Avenida Alcântara (Canudos) e Lomba Grande (com apoio da Marinha).