O prefeito de Novo Hamburgo Jair Foscarini (PMDB) esteve na última reunião do grupo Pensando Novo Hamburgo, ao meio-dia desta quarta-feira, e anunciou que a será fechado um consórcio para a manutenção do Rio dos Sinos entre as prefeituras de Novo Hamburgo e São Leopoldo na próxima semana.
Foscarini destacou que se trata de um plano inicial com as duas administrações que abrangem mais da metade da população que faz uso do rio. A intenção é incorporar mais municípios nos próximos meses. “É um pontapé importante. Precisamos ter água e não somente preocuparmo-nos em tratar o esgoto”, argumentou o prefeito.
Quanto à captação de recursos federais para a manutenção do rio, Foscarini se disse pessimista. “Estive em Brasília recentemente e não há, para 2007, nenhuma emenda parlamentar para saneamento para o Estado inteiro”, alertou, frisando que um trabalho de conscientização está sendo feito na vila Marisol e bairros Boa Saúde e Santo Afonso para que a manutenção dos rios e arroios.
Bem humorado, Foscarini contou uma passagem da história que teria ocorrido no início do século passado em Novo Hamburgo: o jornal da época, escrito em alemão, teria publicado um pedido à população para que não defecasse no rio pois, em poucos dias, seria produzida cerveja a partir da água dos Sinos.