Tocha dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 percorre ruas da capital gaúcha durante esta sexta-feira
Pelas mãos de Paulão, ex-jogador de vôlei da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, a tocha dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 chegou a Porto Alegre para desfilar pelas ruas da capital em sua única aparição em solo gaúcho.
Após o cancelamento da passagem do fogo dos jogos por Novo Hamburgo, se concentram na capital do Estado as atividades de confraternização pelo esporte, às vésperas do início das competições, que iniciam em 13 de julho.
A governadora Yeda Crusius recebeu a tocha e deu início ao revezamento. A solenidade de acendimento da chama contou com diversas a presença de autoridades e dezenas de crianças no Palácio Piratini.
“Na Grécia antiga, tudo era batalha. E quando chegava a hora do anúncio das competições, com a tocha percorrendo o trajeto da maratona, cessavam-se as guerras. O esporte é um instrumento vital para a paz. O Rio Grande do Sul, uma terra de saudável competição, se orgulha de estar presente em mais um ato de integração de todo um país através do esporte”, afirmou Yeda.
Ao todo, a tocha pan-americana está percorrendo um trajeto de 35 quilômetros pelas ruas de Porto Alegre. No percurso, serão 80 condutores, entre atletas, ex-atletas e personalidades gaúchas, a levar a chama, mobilizando centenas de pessoas por toda a cidade.
O término do revezamento está previsto para as 16 horas, no Largo Glênio Peres, centro da cidade. No local, um grande espetáculo reunirá artistas gaúchos e autoridades estaduais e municipais. Haverá apresentações de: Tchê Barbaridade, Claus e Vanessa, Elton Saldanha, Se Ativa, Alemão Ronaldo e Cristina Sorrentino O jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, escolhido duas vezes o melhor do mundo, deve estar presente.
Do Rio Grande do Sul, a tocha irá embarcar para Foz do Iguaçu. Os 14º Jogos Pan-Americanos ocorrem de 13 a 29 de julho, no Rio de Janeiro.