Na tarde desta quarta-feira (31), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinou, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, o termo de cooperação de Jovem Aprendiz com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O termo trata-se de um instrumento que possibilitará a realização de aprendizagem de forma gratuita para o município, através de acordos de compromisso com as empresas, o CIEE e a prefeitura. O primeiro termo de compromisso será com a empresa Conecta com o recebimento de 30 jovens aprendizes.
Vanazzi enfatizou a integração de jovens de baixa renda nesse programa. “Que a gente possa, com essa experiência, construir um processo de integração dessa juventude, principalmente as mais distantes, das periferias para que possam aprender e criar oportunidades. Tenho certeza que será extraordinário para esses jovens”, afirmou o prefeito.
LEIA TAMBÉM: São Leopoldo terá 800 novas moradias pelo Minha Casa Minha Vida
Esta ação foi articulada através da Secretaria Municipal de Administração (Semad). O titular da pasta, Rafael Forneck, ressalta a importância da primeira experiência profissional para a juventude. “Esta primeira oportunidade de trabalho fará toda a diferença na vida desses jovens e de suas famílias. Assinamos hoje esse termo de cooperação, que nos permitirá realizar outros acordos e proporcionar ainda mais oportunidades para os jovens”, disse.
Para o CEO do CIEE, Lucas Baldisserotto, “esse programa será uma grande oportunidade de inserir a juventude em sua primeira experiência profissional”.
Também farão parte deste processo, recebendo e indicando para locais de aprendizagem os jovens, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) e a Secretaria de Assistência Social (SAS). Os titulares destas pastas, Renata de Mattos, Júlio Dorneles e Márcia Martins também estiveram presentes na reunião.
LEIA TAMBÉM: São Leopoldo vai receber R$ 249,3 milhões da União para sistema de proteção de cheias