Tempestade de vento de aproximadamente 70Km/h derrubou árvores, destelhou casas e deixou região sem energia elétrica. .
Felipe de Oliveira [email protected] (Siga no Twitter)
Uma ventania de aproximadamente 70 Km/h causou estragos no Vale do Sinos nesta quarta-feira, dia 30. A estimativa sobre a velocidade do vento é do coordenador do Instituto de Climatologia de Campo Bom, Nilson Wolff.
Casas foram destelhadas e boa parte dos bairros ficou sem energia elétrica até o fim da tarde em Novo Hamburgo, São Leopoldo e Campo Bom. Houve registro de queda de árvores nos três municípios. A temperatura máxima na região chegou aos 36,3 graus, o que não deve se repetir nos próximos dias devido a uma massa de ar frio, que afasta também a possibilidade de chuva. A precipitação foi de 8,8 milímetros.
De acordo com a Defesa Civil de Novo Hamburgo, até o fim da tarde foram feitos 24 registros de casas destelhadas. “Não foi um temporal muito forte. Durou pouco tempo. O problema maior foi o evento”, avalia o coordenador do órgão municipal, Claudinei Moiano. Os bairros mais afetados foram Santo Afonso e Canudos, os maiores da cidade. Duas equipes da Secretaria Municipal de Obras atuaram na reposição de telhas e cobertura provisória das casas com lonas.
No bairro Primavera, um poste caiu sobre o caminhão de uma transportadora que passava pela rua Boa Saúde, uma das mais movimentadas da região (foto). O trânsito ficou interrompido em um trecho de aproximadamente 500 metros por pelo menos três horas e o abastecimento de energia elétrica também foi comprometido. A Defesa Civil contabilizou a queda de quatro árvores e seis postes.
Os servidores públicos foram liberados na metade da tarde por conta da falta de luz no Centro Administrativo Leopoldo Petry, sede da prefeitura hamburguense. A medida foi adotada depois que a AES Sul informou que o restabelecimento da energia elétrica levaria em torno de seis horas. As bombas de captação de água bruta da Comusa – Serviços de Água e Esgoto no Rio dos Sinos pararam de funcionar e a captação e o tratamento foram interrompidos. Alguns bairros ficaram sem abastecimento durante a tarde.
A Defesa Civil de São Leopoldo também teve trabalho. Quatro árvores de eucalipto caíram sobre a rede elétrica e o Corpo de Bombeiros foi acionado para ajudar na remoção. Pelo menos 15 casas foram destelhadas e, segundo o coordenador da Defesa Civil, Silomar Gomes, todas foram cobertas com lonas. Os leopoldenses que necessitarem de ajuda do órgão devem ligar para o telefone (51) 98777277. Em Novo Hamburgo, o contato é pelo telefone (51) 99643889.
FOTO: Felipe de Oliveira / novohamburgo.org