Há 30 anos sem uma intervenção, o telhado da Central de Polícia de Novo Hamburgo está em frangalhos. Tesouras comprometidas – estruturas de madeira que servem de base para as telhas – danificaram telhas. E a infiltração de água já está fazendo estragos.
No segundo piso, a chapa era úmida, tem goteiras que colocam em risco o parquet, e água escorre pelos dutos de fiação em dia de chuva. Para solucionar o problema, em uma reforma e o orçamento mais barato girou na casa dos 170 mil reais.
O delegado Tarcísio Kaltbach já se mobiliza. Essa semana falou do problema ao executivo da ACI, Leandro Cezimbra. E o diretor tenta arregimentar alguns empresários em busca de recursos.
O prédio da Central de Polícia foi sede da prefeitura até o início dos anos 2000. Depois foi cedido ao Estado para implantação da Central de Polícia, o que foi possível com o envolvimento da comunidade e auxílio de empresários. O vereador Inspetor Luz, policial civil, teve papel importante na busca por recursos.
Mais uma vez é chegada a hora da comunidade abraçar a causa.
PL já fala em chapa pura
Depois de se aproximar do frontão que já tem PSDB, PP, PSD e Republicanos, o PL já fala em concorrer com chapa pura em Novo Hamburgo nas eleições do ano que vem. Essa semana a dirigente Renata Cabrera diz que o partido tem dois pré-candidatos: um advogado e um pastor evangélico. E um terceiro deve se apresentar até o fim de semana. Com isso, vai ter que ter prévia e, como sobram nomes, não se descarta uma chapa já chamada de 100% bolsonarista.

O advogado é Leandro Scheffel, que atuou na Prefeitura durante a gestão Airton dos Santos (1997-2004). O pastor é Juliano Souto, que concorreu a vice na eleição passada, na chapa do hoje deputado Delegado Zucco (Republicanos).
Dia desses, Renata, Scheffel e Juliano tiveram encontro com o presidente estadual da sigla, Giovani Cherini.
Troca de partido
Eleito pelo PTB, o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, é aguardado pelos Republicanos. Informações dão conta de que no dia 27 de outubro ele assina filiação no novo partido, já de olho nas eleições do ano que vem. A data foi escolhida pela possibilidade de participação do senador General Hamilton Mourão no ato.
Pelo trem até o Paranhana
Coordenada pelo deputado Issur Koch (PP), a Frente Parlamentar pela Extensão do Trensurb até o Vale do Paranhana inicia no próximo dia 26 de outubro, às 19h30, no Auditório da Faccat, a mobilização para levar o trem até Taquara. Atualmente, a linha que vai de Porto Alegre a Novo Hamburgo conta com 43,8 quilômetros de extensão, interligando a Região Metropolitana a partir da Estação Mercado, na Capital.
Reverência a…
…Sapiranga pela realização do Sapiranga Summit a partir desta quinta-feira, 5, com palestras e trocas de ideias até sábado.