Desde 2021, a educação nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Ivoti tem contado com a tecnologia das telas interativas. Foram adquiridas 34 telas LED touchscreen smart de 75 polegadas, por meio de um investimento significativo de mais de 1 milhão de reais, financiado pelo recurso vinculado à Educação (FUNDEB).
Essas telas, que permitem interação por toque, têm contribuído para tornar o aprendizado mais envolvente e dinâmico, com uso de materiais multimídia e uma grande variedade de conteúdos, promovendo uma participação mais ativa dos alunos. Distribuídas entre as salas de aula, informática e espaços de uso coletivo nas escolas da área urbana, as lousas digitais transformaram as atividades escolares, estimulando novas formas de ensino.
“A tecnologia oferece múltiplas possibilidades, sendo uma ferramenta riquíssima de trabalho em sala de aula. Atividades de ciências, matemática, educação física, entre outras, ganham a atenção dos estudantes por serem interativas e de interesse dos alunos, o que contribui para as aprendizagens dos alunos.” explica a secretária municipal de Educação, Cristiane Spohr.
Além disso, as Escolas do Campo e a EMEF Guilhermina Mertins foram equipadas com telas interativas em todas as suas salas de aula, assegurando que todos os alunos nessas instituições tenham acesso a essa inovação.
A utilização dessas telas já representa um avanço na modernização do ensino, oferecendo aos educadores recursos tecnológicos que enriquecem o processo de aprendizagem e contribuem para a formação de estudantes preparados para os desafios do século XXI.
ESCOLA DIGITAL
Além das telas interativas, as escolas também contam com Chromebooks para os alunos e para a sala de professores, TVs e sistema de internet Wi-Fi. Outras ferramentas também foram implementadas, como materiais pedagógicos de robótica educacional e programas de formação continuada para os professores, visando qualificar o trabalho e o uso dos novos equipamentos tecnológicos.
LEIA TAMBÉM: Obra na rede d’água da Presidente Lucena