O objetivo da viagem de Foscarini à Holanda e Inglaterra é trazer tecnologias para o tratamento dos esgotos antes de chegarem ao Rio dos Sinos
Nesta terça-feira, dia 15, o prefeito de Novo Hamburgo Jair Foscarini que está na Holanda, teve acesso a uma tecnologia para o tratamento do arroio Luiz Rau e melhorar a qualidade da água para o Rio dos Sinos. A comitiva do Vale do Sinos na qual Foscarini integra, teve o primeiro contato com esse processo de purificação, que assegura que ela chegue ao rio de forma límpida e cristalina.
Jair diz que logo que retornar ao Brasil dará início ao processo de licitação. “É este modelo que queremos implantar em nossa cidade. Já temos a garantia do Banrisul para o financiamento do obra, avaliada em R$ 30 milhões”, revelou. A implementação ficará por conta da Companhia Municipal de Saneamento (Comusa), com o aval da Prefeitura.
O sistema de tratamento de esgoto consiste na implantação de um desvio no final do arroio, para que seja realizado o tratamento antes de desaguar no rio, planeja o prefeito. “O processo é realizado em uma cidade com o porte de Novo Hamburgo, com cerca de 280 mil habitantes. A tecnologia é empregada em uma rede na qual 75% do esgoto é misto e apenas 25% apresenta separação absoluta”, observou.
As normas brasileiras determinam que 100% das redes sejam independentes. Outra tecnologia conhecida é da queima do lodo que fica no esgoto. Evitando assim, que esses poluentes contaminem áreas de terra.
De acordo com o cronograma, nesta quarta-feira o grupo deve conhecer técnicas de tratamento de resíduos industriais. O objetivo da comitiva ter ido à Holanda é buscar novas tecnologia e recursos para saneamento e tratamento de esgoto. O grupo está conhecendo os sistemas utilizados pelo país e pela Inglaterra para a proteção e ações que evitem prejuízos ambientais.
Ainda nesta quarta-feira, os representantes da região do Vale, juntamente com o diretor-presidente da Comusa, Renato Pilger, devem chegar a Amisterdã. O roteiro inclui visita às empresas Grote lucht in Vlaardingen e Ruurlo, e a fábrica Grolsch, em Enschede, que tratam de resíduos industriais. Na quinta, dia 17, visitam a empresa Holandesa Paques, na Inglaterra.