A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Martins Nunes, no Bairro Medianeira, em Taquara, recebe nesta quinta-feira (13), às 18h30, o CineSolar, um projeto de cinema itinerante movido a energia solar que percorre cidades de todo o Brasil. A iniciativa conta com o patrocínio da RGE, apoio da Prefeitura de Taquara e do Instituto CPFL. Será um evento gratuito para a comunidade. “Fico muito feliz em recebermos esta grande ação. É uma iniciativa que ressalta a magia do cinema com foco na sustentabilidade, destacando a energia limpa e renovável. Tenho certeza de que quem prestigiar ficará encantado com o projeto”, ressalta a prefeita Sirlei Silveira.
Na sessão especial, serão exibidos curtas-metragens brasileiros, o filme “Ainbo: A Menina da Amazônia”, e uma produção feita por estudantes da escola durante uma oficina online com a temática socioambiental. Além disso, será distribuída pipoca para os visitantes. “Temos um trabalho consolidado na educação ambiental de Taquara, através das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvidas), que envolve alunos de 45 escolas do Município. É uma honra receber o CineSolar em nossa cidade”, completa a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira.
A iniciativa
O projeto CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. Seu funcionamento é através de duas vans adaptadas com placas fotovoltaicas e sistema de conversão de energia e armazenamento. Cada veículo conta também com cadeiras, banquetas e sistema de som e projeção para o cinema. “Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga. Fica tudo acessível e as crianças adoram”, comenta a coordenadora e idealizadora da ação, Cynthia Alario.