O crime ocorreu no dia 17 de agosto, em Teutônia/RS.
Na manhã desta quinta-feira, 24 de agosto, a Polícia Civil realizou 14 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão, sendo duas prisões preventivas e uma temporária. As três pessoas presas são suspeitas de envolvimento em uma tentativa de homicídio a João Franz, Promotor de Justiça no município de Teutônia.
A Operação Custos Legis, que foi deflagrada nesta quinta-feira pela Polícia Civil, Brigada Militar, Susepe, IGP e Ministério Público, busca colher mais elementos que comprovem a participação dos investigados no crime do dia 17 deste mês. Além das prisões efetuadas, foram apreendidos diversos celulares, arma de fogo, simulacro, munições, dinheiro e outros objetos vinculados ao crime, como peças de roupas.
Entre os três suspeitos presos, estão uma advogada, um homem que já se encontrava no sistema prisional e um terceiro. Os nomes não são revelados. A motivação do crime ainda não é clara, porém, há suspeitas que tenha relação com desavenças da advogada e do homem preso com o Promotor.