Desde abril do ano passado a Administração Municipal deu impulso a uma parceria que estava engavetada desde 2001. A parceria denominada Protocolo de Ação Conjunta (Pac), é uma ação que a prefeitura opera com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
O projeto consiste em trabalhar com 50 apenados em regime semi-aberto, e estes desenvolvem atividades como capina de ruas, pequenos consertos, limpezas de meio-fio, plantio de árvores, flores e até trabalhos de restauração e de consertos em geral junto às secretarias de Obras Públicas (Semop) e Serviços Urbanos (Semsu).
A revitalização da Praça 20 é resultado do trabalho do grupo, está em andamento, mas já foram podadas as árvores, cortaram a grama e plantaram flores. Recentemente trabalharam na praça Punta del Este, em frente ao NovoShopping. O espaço ganhou floreiras coloridas, reforma nos bancos e novo tratamento paisagístico. O trabalho deles, também pode ser visto em frente ao Fórum, onde foram plantadas mudas de ipê.
Os apenados trabalham divididos em grupos, metade para cada secretaria e cabe a cada um deles o deslocamento até o local das tarefas. Cada dia de tarefa contribui para a progressão de suas penas. Todos participantes do programa já cumpriram um sexto de suas penas, passaram nas avaliações médicas, psicológicas e jurídicas e se destacam pelo comportamento no presídio.
O projeto propicia ao apenado uma oportunidade de retornar ao convívio da sociedade com um trabalho digno, além de aprender coisas novas. “Com o Pac tive a oportunidade de recomeçar”, conta Sandronei Porfírio da Silva, que pretende trabalhar com artesanato após receber a liberdade, que deve ocorrer até o final do ano. A Prefeitura planeja ampliar o programa na cidade esse ano e estendê-lo para outras secretarias.