Em homenagem aos Bicentenário da Imigração Alemã, igrejas vão se unir em um ato ecumênico e badalar seus sinos por 200 segundos ao meio-dia desta quinta-feira (25). O ato acontecerá para marcar a chegada das famílias imigrantes da Alemanha a São Leopoldo.
Em Novo Hamburgo, a Congregação Evangélica Luterana São Paulo e a Comunidade da Ascensão confirmaram participação. Em São Leopoldo, vão badalar os sinos a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, o Santuário Padre Reus e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Igreja do Relógio). A reportagem tenta contato com outras igrejas para confirmar participação.
O convite foi feito pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), que destaca que o “gesto simboliza, ainda, gratidão a Deus pelos 200 anos de Presença Luterana no Brasil”.
LEIA TAMBÉM: Oktoberfest de Igrejinha terá sala multissensorial para autistas
O sentido dos sinos
A palavra “sino” tem origem no termo latino “signum”, que significa sinal, marca. O sino é considerado um símbolo de comunhão. Ao ouvir o sino, as pessoas são animadas para a comunhão com Deus, elas lembram que formam uma comunidade, que podem se unir em pensamento e oração.
Se o som do sino não for entendido como um sinal de comunhão e do amor de Deus, será somente o som de um objeto de metal. Assim escreveu o Apóstolo Paulo: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine” – (1 Coríntios 13.1).
LEIA TAMBÉM: Trensurb amplia e retoma serviços com ônibus integrados; confira