Municípios e órgãos ambientais do Estado definem grupos para a efetivação de ações de recuperação do Rio dos Sinos
Um importante passo pelo futuro do Rio dos Sinos foi dado nesta segunda-feira. Dezoito prefeitos dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos assumiram um compromisso com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam). A idéia é estabelecer ações concretas visando a recuperação ambiental do rio.
A reunião que firmou o acordo foi realizada no barco do Instituto Martin Pescador. A bacia do Sinos foi dividida em cinco trechos para facilitar a monitoração, fiscalização e a realização de obras. Foram aprovadas as 25 ações propostas no relatório da Força Tarefa sobre a mortandade de peixes ocorrida em sete de outubro no ano passado.
A secretária Vera Callegaro afirmou que o dia 29 de janeiro de 2007 se transforma na data histórica de recuperação do Rio dos Sinos. Já o diretor-presidente da Fepam, Renato Breunig, salientou a importância da parceria para a concretização de soluções para o problema do rio dos Sinos. Segundo ele, esta parceria só se torna viável com a real participação de todos os municípios que integram a bacia do Sinos.
O diretor-técnico da Fepam, Jackson Müller, apresentou a difícil situação ambiental do rio, bem como as 25 ações propostas pela Força Tarefa. Conforme ele, a divisão da bacia em cinco trechos irá facilitar as ações, com informações objetivas e qualificadas sobre a situação no rio, coordenadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos). Estes dados estarão disponíveis em um site, que ainda será criado.
Müller afirmou que cada região tem sua peculiaridade e características, por isso a necessidade da divisão em cinco trechos, facilitando a integração das ações destes municípios.
Já o coordenador do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga), Niro Afonso Pieper, efetivou a parceria, agendando as primeiras reuniões dos municípios em cada trecho. O trecho 1, composto por seis municípios (São Leopoldo, Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio, Nova Santa Rita e Cachoeirinha) se reunirá no dia 26 de fevereiro, às 14h, na Câmara Municipal de São Leopoldo.
Já os municípios Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Portão e Ivoti, que integram o Trecho 2, se reúnem no dia seis de fevereiro, às 17h, na Comusa, em Novo Hamburgo.
Os municípios do Trecho 3 (Sapiranga, Taquara, Parobé, Nova Hartz, Araricá e Taquara) se reúnem no dia cinco de março, às 14h, no gabinete do vice-prefeito, Guido Mário, de Taquara.
Os municípios do Trecho 4 (Igrejinha, Três Coroas, Canela, Gramado e São Francisco de Paula) se reúnem no dia cinco de fevereiro, na prefeitura de Igrejinha, e os municípios do Trecho 5 (Rolante, Caraá, Santo Antônio da Patrulha, Riozinho e Osório) se encontram em 28 de março, às 14h, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha.
Após a definição das ações, os participantes da reunião de trabalho percorreram um trecho do rio no Barco Martim Pescador, a convite do presidente da instituição, Henrique Prieto. A secretária Vela Callegaro foi homenageada com o Martim Pescador, tornando-se a quarta pessoa a receber a distinção.