Prefeitos da região irão se reunir com órgãos ambientais do Estado para discutir soluções para o Rio dos Sinos
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Fundação Estadual de Proeção Ambiental (Fepam) irão se reunir na segunda-feira com prefeitos dos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos e integrantes da Força Tarefa que atuaram durante ao episódio da mortandade de peixes ocorrida em sete de outubro último.
O encontro vai ocorrer no barco Martin Pescador, em São Leopoldo, para tratar também das 25 medidas contidas no relatório da Força Tarefa sobre o acidente ambiental. Conforme a secretária Vera Callegaro, o objetivo é promover ações integradas de recuperação ambiental do rio, além de buscar a parceria das prefeituras para ampliar as ações de fiscalização ambiental, monitoramento e conservação do rio dos Sinos.
Além disso, informa o diretor-presidente da Fepam, Renato Lauri Breunig, será estabelecido um cronograma de ações, através da elaboração de uma agenda conjunta de trabalho.
Vera Callegaro irá abrir a reunião às 14 horas. Logo após, o barco percorre um trecho do rio para que os participantes do encontro possam ver “in loco” a real situação da bacia dos Sinos.
A reunião tem previsão de encerrar às 17 horas. Callegaro destaca a importância do encontro para haja que soluções imediatas “porque o rio pede ações urgentes, não mais emergenciais”.
A proposta da secretaria é dividir a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos em microrregiões para fins de ações conjuntas e integradas. Conforme a proposta da secretária Vera Callegaro, seriam criados cinco trechos, ficando as prefeituras situadas em casa setor responsáveis pelas ações visando a recuperação ambiental do rio.