Reunião em Igrejinha define as primeiras ações para recuperar a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos
A primeira reunião do grupo de trabalho para recuperar a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos ocorreu na tarde de segunda-feira na Prefeitura Municipal de Igrejinha. Em Novo Hamburgo, o encontro acontece nesta terça-feira, às 17 horas, na Comusa. O Trecho 2 é composto por Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Portão, totalizando uma área de bacia de 472,49 quilômetros quadrados e 348.369 mil habitantes.
A secretária do Meio Ambiente, Vera Callegaro, abriu os trabalhos em Igrejinha ressaltando a importância do encontro e ações que podem ser definidas nesta primeira reunião.
Logo após, o diretor-técnico da Fepam, Jackson Muller, fez um relato da situação atual do Rio dos Sinos. “O rio não tem mais tempo, o Sinos precisa da nossa ajuda”, disse.
Já o diretor-presidente da Fepam, Renato Breunig, considerou positiva a primeira reunião com as prefeituras.
Neste primeiro encontro, ficou definido que haverá reuniões mensais fixas (as primeiras terças-feiras de cada mês); encontros quinzenais, alternando gestão e planejamento e fiscalização integrada. Ficou marcada para o dia 26 de fevereiro uma reunião técnica, onde serão compatibilizados planos municipais de saneamento.
Neste primeiro momento, as equipes de trabalho poderão contar com mais 30 técnicos, designados pelo Defap, Fepam, Comando Ambiental, Defesa Civil, Corsan e municípios do Trecho 4.
O encontro contou com as presenças de prefeitos, representantes dos municípios do Trecho 4 (Igrejinha, Três Coroas, Canela, Gramado e São Francisco de Paula) , Sema, Corsan, Fepam, Consema, Defesa Civil, Comando Ambiental, ONGs, além da deputada estadual do PSDB, Zilá Breitenbach. Fonte: Assessoria de Imprensa Fepam