O Sindilojas Vale Germânico (Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Araricá e Nova Hartz) promoverá aquele que será o primeiro encontro dos prefeitos eleitos destes cinco municípios. Na segunda semana de dezembro, reúne para um almoço informal, na sede de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), Giovani Feltes (MDB), Carina Nath (PP), Oseas Garcia (PL) e Neri Chicatto (PP). A data ainda depende de confirmação, mas está pré-agendado para o dia 10.
Para o presidente do Sindilojas, Gerson Müller, esse é o momento de conhecer os prefeitos do período 2025-2028 e apresentar a entidade, que trabalha como representante legal do segmento varejista da região. “Também nos colocaremos à disposição destes prefeitos para toda e qualquer ação que tenha como objetivo o desenvolvimento econômico regional”, observa Müller.
Dos cinco eleitos, apenas Carina Nath, de Sapiranga, vai para o segundo mandato. Finck, Oseas e Neri vão estrear em cargos executivos. Mesmo que eleito, Feltes vai para o quarto mandato, lembrando que os outros foram de de 1989 a 1992 e dois consecutivos de 2001 a 2008.
Feltes só fala de secretariado em dezembro
O prefeito eleito de Campo Bom, Giovani Feltes, vai para o quarto mandato no Pequeno Gigante do Vale. Nesta última semana de novembro esteve em Brasília, no encontro da Confederação Nacional dos Municípios. Para ele, momento importante para fazer contatos e “visitas importantes”. Sobre montagem de governo, afirma que só em dezembro vai informar os nomes. Por enquanto recebe informações da equipe de transição. O processo, garante Feltes, tem sido tranquilo. Até porque será uma espécie de continuidade, já que a vice de Feltes, Gêniffer Eggers, é do mesmo PDT do atual prefeito, Luciano Orsi.
Ito abriu oposição contra futuro prefeito
A sessão desta segunda-feira da Câmara de Novo Hamburgo teve uma prévia de como será a postura do vereador reeleito Ito Luciano (Podemos) em relação ao futuro governo a partir de janeiro. Ito ocupou a Tribuna para falar de requerimento onde pede explicações da viagem do prefeito eleito Gustavo Finck (PP) com a missão do governo do Estado à Ásia. Quando confirmou o convite e a participação nesta missão, Finck informou que iria com recursos próprios.
Expectativa sobre os futuros nomes de Finck
Por falar em Finck, é aguardada a volta dele a Novo Hamburgo. A missão ao Japão e China terminou neste dia 28 de novembro. A partir de agora, a expectativa fica sobre a montagem do futuro governo. Por enquanto, são três nomes anunciados: Vanir de Mattos a Procuradoria-Geral do Município; Andréa Schneider na futura Secretaria de Governança e Gestão; e Paulo Kopschina na Comusa. Nos bastidores se comenta que o delegado aposentado Rosalino Seara pode assumir a Secretaria da Segurança e o empresário Diogo Leuck, ex-ACI, é um nome ventilado para a Fenac.
Vereadores estão pelo “apagar das luzes”
Se tem uma coisa que perdeu a emoção, essa coisa se chama sessões da Câmara de Novo Hamburgo. A duas semanas do início do recesso parlamentar, quando nove deles se despedem do Plenário (sete não se reelegeram, um se elegeu prefeito e outro disputou a Prefeitura), o clima é quase que de melancolia. Não tem mais debate, poucos usam a tribuna… E votação mesmo, mais de requerimentos e pedidos de providência do que de projetos.
Obra do novo anexo do hospital na Justiça
A empresa que executava as obras do novo anexo do Hospital Municipal de Novo Hamburgo ingressou na Justiça. O contrato venceu em julho passado e não foi renovado. O prédio, que terá cinco andares e investimento na casa dos R$ 23 milhões, não foi concluído. Esta ação gerou sindicância na Prefeitura, pois uma das denúncias da construtora é contra servidor responsável pela fiscalização. A Secretaria de Administração reconhece que há sindicância em andamento, mesmo que o Espaço tenha a informação de que se trata de Processo Administrativo Disciplinar.
O novo governo de Carina em Sapiranga
A prefeita reeleita de Sapiranga, Carina Nath (PP), passou a semana em Brasília, no congresso da Confederação Nacional dos Municípios. Na volta, deve definir seu secretariado. Em relação ao atual, são poucas as mudanças que devem ocorrer. Uma delas na Secretaria da Fazenda, hoje ocupada por servidora de quadro.