O Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas ocorre entre os dias 10 e 13 de Abril.
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) completou 35 anos em março de 2023. Para comemorar a marca, o órgão promoveu, em parceria com a Unisinos, o I Simpósio de Manejo de Bacias Hidrográficas e Mudanças Climáticas, que aconteceu entre os dias 10/4 e 13/4.
O Comitesinos foi criado em 1988 e foi o primeiro comitê de gerenciamento de recursos hídricos do Brasil. Atualmente, existem 25 organizações desse tipo apenas no Rio Grande do Sul. Durante seus 35 anos de história, o Comitesinos teve papel importante na promoção de marcos regulatórios e políticas públicas para preservação, uso racional da água e redução do impacto ambiental na Bacia do Rio dos Sinos.
O professor Carlos Moraes, da Escola Politécnica da Unisinos e membro da Comissão Permanente de Assessoramento Técnico (CPA) do Comitesinos, relembra que uma das questões mais marcantes trazidas pelo órgão foi a regulamentação criada a partir de 2006, que determina a redução do uso da água em função da altura do rio. Essa regulamentação levou à mudança de paradigmas, como a revisão dos processos de uso de água na agricultura, setor que mais consome o recurso.
Além disso, o zoneamento que impede a construção civil em áreas de alagamento naturais também foi destacado pelo professor como uma importante medida do Comitesinos para prevenção de enchentes em determinadas regiões de municípios que compõem a bacia.
Segundo o professor, essas ações ajudam a entender a importância de constituir o primeiro simpósio para marcar os 35 anos do Comitesinos. A iniciativa serviu como uma oportunidade para discutir novas soluções para a gestão de recursos hídricos, levando em conta as mudanças climáticas e os desafios enfrentados pela bacia hidrográfica do Rio dos Sinos.