Silvio Santos, um dos maiores ícones da televisão brasileira, faleceu neste sábado (17), aos 93 anos, devido a complicações de uma broncopneumonia causada por influenza (H1N1). O apresentador, empresário e dono do SBT deixa um legado profundo e imensurável na comunicação do Brasil, tendo marcado gerações com sua presença carismática e inovadora na televisão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a perda. “Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país. Com seu talento e carisma lançou e deu apoio a muitos talentos da nossa TV, do humor e do jornalismo. Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país.”
LEIA TAMBÉM: Silvio Santos: de camelô ao rádio até se tornar o maior apresentador de TV no Brasil
Márcia Dantas, também apresentadora do SBT, falou sobre a enorme contribuição de Silvio Santos para a TV e para o país. “Silvio Santos era grande no palco, ele crescia e ele tomava aquele espaço com uma propriedade única. Silvio Santos será insubstituível”.
Rodrigo Faro, que interpreta Silvio em cinebiografia prevista para setembro, fez uma homenagem ao artista: “O Brasil perde hoje o maior nome da televisão brasileira, um gênio da comunicação. Silvio se foi, mas seu legado será eterno. Foi assistindo Silvio na TV que eu descobri a minha vocação. Silvio foi uma inspiração para mim e para todos aqueles que trabalham com comunicação nesse país. Que honra ter conhecido e aprendido com esse grande artista. Descanse em paz Silvio.”
Maísa Silva, que começou sua carreira ainda criança no SBT sob os cuidados de Silvio Santos, também expressou seu profundo carinho e gratidão. “O Silvio deu asas pro meu sonho, que era apresentar um programa de TV. Com o Silvio eu me sentia livre para ser como eu não era em nenhum outro lugar, aprendi a valorizar a plateia, respeitar o público e a fluir com espontaneidade. Eternamente grata por tudo o que transformou na minha vida.”
O apresentador Celso Portiolli, apontado como sucessor de Silvio na grade de programas de auditório do SBT, também prestou sua homenagem. “Hoje, o Brasil perde não só um comunicador, mas uma lenda. Silvio Santos, o homem que revolucionou a televisão, se despede de nós e deixa um legado eterno. Fui abençoado em ter tido a oportunidade de aprender e crescer ao lado desse gênio da comunicação, que não só me deu uma chance, mas também me ensinou a sonhar grande.”
LEIA TAMBÉM: Morre Silvio Santos, dono e apresentador do SBT, aos 93 anos em São Paulo
A apresentadora Ana Maria Braga expressou sua tristeza, mencionando que a TV perdeu sua cor com a partida de Silvio Santos. “Hoje a TV volta a ficar em preto e branco. Um dia em que perdemos a cor e a alegria. A história da televisão ficará para sempre marcada pelo legado desse grande e único comunicador. Enquanto choramos por aqui a sua partida, certeza que o céu já se encontra em ritmo de festa. Vai com Deus, Silvio Santos. Meus sentimentos à toda família”, disse.
O apresentador Marcos Mion refletiu sobre a atemporalidade de Silvio, ressaltando o impacto duradouro de sua presença. “Parece até surreal falar que ele nos deixou hoje, porque o Silvio parece que sempre existiu e, com certeza, sempre vai existir.”
A atriz Larissa Manoela relembrou com carinho os momentos que compartilhou com Silvio, reconhecendo-o como um mentor e grande incentivador de sua carreira. “Silvio Santos para muitos, e o eterno chefe (o patrão) pra mim! Que alegria a minha ter dividido vários momentos ao seu lado. Quantos programas, quantos ensinamentos. Se hoje sou quem sou foi porque lá trás você também confiou em mim e acreditou na minha entrega e na minha capacidade de ser uma artista melhor. Serei eternamente grata.”
A apresentadora Angélica destacou a importância de Silvio em sua carreira, lembrando como ele a apoiou desde o início. “Silvio me incentivou, abriu as portas do SBT e me deu a chance de mostrar meu trabalho. Como um pai, ele me ofereceu conselhos e oportunidades que me transformaram em uma comunicadora. Sou eternamente grata por todo o apoio e confiança.”
A apresentadora Eliana compartilhou sua gratidão pelos ensinamentos de Silvio, recordando-o com ternura e respeito. “É assim que quero me lembrar de você. Obrigada por todos os ensinamentos. Descanse em paz, amado mestre.”
O diretor da TV Globo, Boninho, destacou o senso de humor e a alegria de Silvio como legado marcante. “Hoje o Brasil perde o maior comunicador e profissional de televisão. Silvio nos divertiu durante muitos anos, com seu humor, sua alegria e paixão em fazer televisão. Meus sentimentos a família e que continuem levar seu legado tão importante para todos nós”, disse.
A apresentadora Xuxa Meneghel ressaltou o impacto de Silvio Santos em sua vida e carreira, oferecendo palavras de conforto à família. “Que sua família seja abraçada por Deus e que os corações de vcs sejam acalentados. Nós todos somos muito íntimos do artista Silvio Santos e, por essa condição de fã e admiradora, quero reiterar o respeito pelo artista que ensinou muito, mais muito mesmo, pra todos nós apresentadores e fãs da sua arte. A música ‘ Silvio Santos vem aí, tarã tarã rã’ vai fazer parte de todos nós brasileiros. Obrigada por tudo e um beijo carinhoso à família e amigos.”
LEIA TAMBÉM: Morre Luiz Gustavo de Souza, secretário-adjunto do Rio Grande do Sul