Documento expedido há mais de dez anos pode não ser aceito em algumas situações e lugares
Se a sua carteira de identidade tiver sido expedida há mais de dez anos, ela pode não ser mais aceita, dependendo da situação ou do lugar. O alerta é do delegado regional da Secretaria Estadual de Trabalho, Cidadania e Assistência Social, Ademir Zang.
Ele explica que, gradativamente, o documento antigo vem sendo substituído pela identificação digital, que é feita na hora no posto do Sine, em Novo Hamburgo. Segundo Zang, o município é tido no Estado como modelo na nova forma de confecção da identidade.
“A carteira com mais de dez anos está vencida e deve ser substituída. Há bancos que não a aceitam mais. Há lugares, como o Uruguai, onde você não conseguirá entrar se tiver um documento antigo. Também não é possível tirar documentos novos, como o passaporte, sem uma identidade atualizada”, explica.
Outra dica de Zang é para quem costuma utilizar outro documento para identificação, como a carteira de habilitação, por exemplo. “A carteira de identidade é o documento de identificação. Há lugares que não aceitam outro documento e nem são obrigados a aceitar, já que não há todas as informações que constam no RG, como a filiação, por exemplo”, alerta.
Para providenciar o novo documento, no modelo digital, basta ir até o Sine (na rua David Canabaro, n.º 58), com o RG atual e a certidão de nascimento ou de casamento. A foto é feita na hora e o documento é expedido entre quatro e cinco dias úteis.
A nova identidade custa R$ 34,99. Para pessoas de baixa renda, o documento é confeccionado gratuitamente, desde que seja comprovada a participação em programas sociais, como o Bolsa Família.
Zang ainda explica que, mesmo se o cidadão precisar de uma segunda via do RG em razão de ter sido roubado, é preciso pagar pelo novo documento. Segundo ele, isto inibe a ação de “malandros”, que poderiam registrar falsas ocorrências policiais para ter a segunda via de graça. “O novo modelo também é muito mais seguro, protegendo o cidadão de falsificações”, afirma.
Atendimento ampliado
O Sine está atendendo em novo horário, das 8h às 15h. Segundo Zang, a intenção é que ninguém mais precise enfrentar filas. Há ainda o projeto de aumentar o número de carteiras de identidade expedidas em um único dia para 120 novos documentos. Zang acredita que, até o fim do ano, isto será colocado em prática.
O delegado regional ainda destaca um trabalho realizado recentemente na Festa do Colono, em Lomba Grande. Na oportunidade, uma unidade móvel da secretaria veio de Porto Alegre e confeccionou 30 novas carteiras de identidade para agricultores do bairro rural de Novo Hamburgo. “São trabalhos como esse que aproximam o Estado da comunidade”, define Zang.