Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio e, neste ano, o Comitê Estadual que é coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) desenvolve uma programação que inclui ações que reafirmam a Promoção à Vida. O foco é na prática da escuta, acolhimento, atenção e cuidado com as pessoas que apresentam sinais de sofrimento. Também é essencial que essas pessoas sejam orientadas a procurarem ajuda nos serviços de saúde para a prevenção e redução dos indicadores de suicídio no estado.
Em 2023, foram notificados no Rio Grande do Sul 1.548 casos de suicídio. Desses, 80% foram entre homens. Dados mais completos e detalhados sobre esses números serão ainda neste mês publicados pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Entre os dados que o boletim epidemiológico apresentará, estão as ocorrências por tipo de população.
Numa prévia do que a publicação trará, já é possível apontar que entre as autoagressões sem intenção de morte, a ocorrência é mais comum entre jovens, enquanto as tentativas de suicídio predominam entre mais em pessoas adultas, com preponderância entre as mulheres. Nos óbitos, as maiores taxas ocorrem entre os idosos e entre o público masculino. Um caso de tristeza e desolamento, procure o Centro de Valorização da Vida (CVV) e siga no Instagram.
Programação
As atividades para o Mês de Promoção à Vida incluem um olhar nas populações mais vulneráveis e nas regiões com os maiores índices, seguindo os registros epidemiológicos mais recentes. A programação começa com veiculação de vídeos nas redes sociais, na primeira semana de setembro, com a participação de atletas do Grêmio e Internacional falando sobre a importância de as pessoas procurarem ajuda nos serviços de saúde.
Serão desenvolvidas diversas atividades em escolas, universidades, serviços municipais de saúde da Capital e do interior. Em outubro, finalizando a programação, no dia 4, haverá uma live sobre saúde mental no Pré-natal da Atenção Primária de Saúde (APS). A transmissão online pelo canal da Divisão da Atenção Primária à Saúde da SES no YouTube (youtube.com/@dapsrs).
Série Histórica de casos de suicídio no RS:
2015: 1.137
2016: 1.166
2017: 1.344
2018: 1.234
2019: 1.423
2020: 1.415
2021: 1.513
2022: 1.567
2023: 1.548 (466 na área 1ª CRS – sede Porto Alegre)