O Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH) inaugurou na tarde desta segunda-feira, 5, o serviço de videocirurgia e uma nova sala cirúrgica.
A inauguração ocorreu na casa de saúde e contou com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann, da sua vice, Lorena Mayer, da secretária de Saúde, Clarita Souza, e da direção do HMNH. O novo serviço é possível devido a um equipamento que custou R$ 119.500,00 e foi adquirido em dezembro de 2004, mas havia sido usado apenas uma vez, de forma experimental.
Para disponibilizar o novo serviço foi necessário ainda comprar um armário móvel de aço, que custou R$ 1.728,00 e que está sendo utilizado para abrigar e transportar o conjunto de aparelhos utilizados nas videocirurgias. Este novo método de cirurgia contribui significativamente para os serviços de saúde do Município.
Nele é possível minimizar os riscos de infecções e reduzir o tempo de internação dos pacientes. “Este é um momento de grande satisfação. Gostaria de cumprimentar a todos pelo esforço e vamos continuar nesse empenho. Se tivermos determinação faremos uma saúde melhor para o povo. Temos boas iniciativas vindas do Hospital Municipal”, disse Tarcísio.
A secretária de Saúde, Clarita Souza, parabenizou os profissionais do HMNH pela conquista. “Esta inauguração representa um caminhar. Temos que continuar num horizonte amplo e de amor. Temos que ter um olhar especial para a saúde e para o hospital. Essas novas estruturas aumentam e qualificam o atendimento da cidade e da região” declarou.
Outra aquisição de expressiva importância foi uma mesa cirúrgica elétrica. Ela é compatível para todos os tipos de cirurgias e é radiopaco, ou seja, possibilita a passagem de Raio X. A mesa também é deslizante, gira 360 graus e inclina, permitindo que o paciente fique sentado.
A mesa elétrica e parte dos equipamentos adquiridos compõem a nova sala de cirurgia, que servirá para a realização de cirurgias eletivas. “É com muita satisfação que estamos disponibilizando esses novos equipamentos. Eles darão mais segurança para os pacientes e para os profissionais”, falou o diretor geral do HMNH, Carlos Melotto.