Enfraquecimento do ritmo do crescimento econômico teria sido determinado por uma desaceleração da atividade industrial.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica – PIB Mensal registrou avanço de 0,3% em setembro, em relação a agosto, sem influências sazonais, de acordo com levantamento da Serasa Experian divulgado nesta terça-feira, dia 23.
Com esse resultado, o crescimento estimado para o Produto Interno Bruto – PIB trimestral no terceiro trimestre de 2010 foi nulo em comparação ao segundo trimestre.
O resultado, segundo a Serasa, confirma o processo de desaceleração do ritmo de crescimento pelo qual o país passa após o forte avanço registrado durante o primeiro trimestre deste ano.
Em relação a setembro do ano passado, o crescimento foi de 5,9%. Dessa forma, no acumulado dos nove primeiros meses de 2010, a expansão da atividade econômica foi de 8,0%, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos 12 meses encerrados em setembro, o crescimento foi de 7,1%. “Esses resultados sinalizam que a economia brasileira deverá encerrar o ano de 2010 com um crescimento real ao redor de 7,5% em relação ao ano de 2009”, disse a Serasa, por meio de nota.
Na avaliação dos economistas da Serasa, o enfraquecimento do ritmo do crescimento econômico no terceiro trimestre deste ano foi determinado por uma desaceleração da atividade industrial, ocasionada por um processo de ajustamento de estoques. O setor externo também exerceu influência negativa, já que o volume de importações aumentou e o das exportações brasileiras, diminuiu.
A partir do quarto trimestre, os economistas prevêem que haverá uma aceleração da atividade econômica no país, já que o país deverá viver o fim do processo de ajustamento de estoques no setor industrial, as condições de crédito e de consumo ficarão mais favoráveis e a massa real de rendimentos deverá aumentar.
Informações de portal G1
FOTO: ilustrativa / GettyImages