Aperfeiçoar o amparo às vítimas de violência doméstica foi o intuito do 1º Seminário Municipal de Fortalecimento Para a Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência. Realizado nesta quinta-feira, 23, o evento ocorreu na sede do CDL Ivoti.
A ação reuniu profissionais das forças de segurança pública, educação, assistência social, saúde e do sistema judiciário. A programação trouxe três temas centrais para o seminário.
O delegado de Polícia da Delegacia de Polícia Civil de Ivoti, Fábio Motta Lopes, foi o primeiro palestrante. Ele falou sobre a Lei Maria da Penha, abordando a estrutura da regra, os tipos de violência e o papel da segurança pública nos casos de violência
Para a área da psicologia, a psicóloga do Centro de Referência da Mulher (CRM) Ivoti, Monique Andrioli, trouxe os fluxos de encaminhamento do CRM, os ciclos de violência, aspectos sociais e históricos e como ocorre o acompanhamento de mulheres em situação de violência. A última apresentação do seminário foi mediada pela professora do curso de enfermagem da Universidade Feevale, Maristela Peixoto. A docente abordou as perspectivas da saúde nos cuidados e atenção às vítimas.
Conforme a Coordenadora de Ass. Social e Habitação, Roberta Würzius, essa é uma iniciativa inovadora na cidade e que busca aprimorar o trabalho que já vem sendo feito.“A educação é uma das mais poderosas ferramentas na luta contra a violência e a capacitação dos agentes que trabalham no amparo às vítimas é essencial para que esse trabalho seja feito da melhor forma”, destacou ela.
A ação é realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio da Secretaria de Saúde e Assistência Social e da Prefeitura de Ivoti.