CONFIRA PROGRAMAÇÃO! Educação Não Violenta é o nome da iniciativa que irá reunir profissionais da rede de proteção do Município para discutirem melhorias para as crianças e os jovens.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Visando discutir ações que possam diminuir os índices de violência contra crianças e jovens, as secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Educação (SMED) promovem nos dias 18, 20 e 27 de maio o segundo seminário Educação Não Violenta. Durante o evento, profissionais das áreas de saúde e educação de diversas entidades farão painéis de discussão sobre a violência contra a criança.
No dia 18, o seminário ocorre no Teatro Paschoal Carlos Magno, que fica na Rua Eng. Inácio Christiano Plangg, número 66, bairro Centro, e tem abertura às 8h30. Já nos dias 20 e 27, os painéis acontecem no Centro de Convenções da FENAC, que fica na Rua Araxá, 505, bairro Ideal.
O evento é destinado aos profissionais da rede de proteção do Município, que trabalham diretamente com crianças, adolescentes e jovens. As atividades da manhã do primeiro dia são ligadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18, e são abertas a toda comunidade. No local será exibido o documentário “Canto de Cicatriz”, da diretora Laís Chaffe.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, com a iniciativa, se quer diminuir índices de violência contra a criança e refletir sobre como detectar problemas como esse nos atendimentos do Município.
“Assim pretende-se instrumentalizar os profissionais que trabalham com crianças, adolescentes e jovens em todos os espaços, para que eles saibam detectar casos de violência e como agir nestas situações. E com isso, diminuir números de ocorrências”.
Confira abaixo a programação do Seminário:
Dia 18 de maio
Local: Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno
8h às 8h30 – Credenciamento
8h30 às 9h – Abertura Oficial
9h às 9h45 – Exibição do documentário “Canto de Cicatriz”.
9h45 às 11h30 – Debate sobre o documentário com Laís Chaffe, Diretora do documentário, Anete Regina da Cunha – Coordenadora do CREAS, Dr. Manoel Luiz Prates – Promotor de Justiça Especializada de Novo Hamburgo e Dra. Niva Chamis – Pediatra da UBS Santo Afonso.
11h30 às 13h – Intervalo para almoço
13h às 14h – Painéis: “Noções Básicas de Neurociência” com Renato Zamona Flores – Médico geneticista, Coordenador do Projeto Proteger: Saúde e Comportamento Violento e “Bullying: causas, consequências e intervenções” com Lucas de Lima e Cunha – Sociólogo, Mestrando em Ciências Sociais – UFRGS.
Dia 20 de maio
Local: Centro de Convenções da FENAC
8h30 – Recepção
9h às 11h30 – Painel “Saúde Mental na Infância e Adolescência: principais transtornos, manejo e tratamentos” com Nanucha Teixeira da Silva, enfermeira.
11h30 às 13h – Intervalo para almoço
13h às 17h30 – Painéis: “História da atenção à criança e violência intrafamiliar” com Mariza Freire – Psicóloga, Coordenadora de Psicologia do Projeto Proteger e “Famílias disfuncionais” com Daniela Broll Carvalho – Psicóloga.
Dia 27 de maio
Local: Centro de Convenções da FENAC (entrada pela Rua 3 de Outubro)
8h30 – Recepção
9h – Painel “Punições corporais: a “palmada” como parte do ciclo de violência” com Renato Zamona Flores – Médico e coordenador do Projeto Proteger: Saúde e Comportamento Violento – UFRGS .
11h30 às 13h – Intervalo para almoço
13h às 17h30 – Painéis: “O autocuidado na saúde mental do profissional da rede de proteção” com o professor Samuel Eggers – Acadêmico de Psicologia – UFRGS e “Autoridade e autoritarismo: alternativas às punições corporais“ com Graziela A. H. Zottis – Enfermeira, Mestranda em Ciências Médicas: Psiquiatria / UFRGS e Coordenadora de Enfermagem do Projeto Proteger
Informações de Imprensa PMNH
FOTO: reprodução / Contas Abertas