Apresentando cases de sucesso, a atividade foi realizada abordando o tema “O Caminho para a Sustentabilidade”, contando com a presença de diversas empresas.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Com todas as vagas esgotadas, a Fundação Desenvolvimento Ambiental – Fundamental, braço ambiental da ACI-NH/CB/EV, realizou, na quarta-feira, dia 30, o III Seminário Ambiental, abordando o tema “O Caminho para a Sustentabilidade”.
O presidente da organização, Paulo Mozart Borges, falou do histórico, das práticas e iniciativas de cunho sócio-ambientais desenvolvidas. “Participo da Fundamental desde sua criação, como conselheiro. E, neste primeiro ano como presidente, quero dar continuidade a tudo que já vem sendo feito. Agradecemos a todos os presentes, pois participando de momentos como este, estamos demonstrando que decisões inovadoras e bem sucedidas podem servir de exemplo para um mundo melhor”, afirmou Borges.
Adaptação de tecnologias
O diretor técnico da Acqua Limpa Consultoria e Projetos, Mário Peirano, palestrou sobre “Aspectos Práticos na Remoção do Nitrogênio em Efluentes Líquidos”.
“Temos que ter muito cuidado ao trazermos para o Brasil tecnologias importadas de outros países, pois lá eles têm outro clima e outra realidade. Aprendi, nestes quase 40 anos de trabalho, que temos que adaptar tudo a nossa realidade, pois aqui temos um clima totalmente diferente, e pessoas, em sua maioria, com outra realidade social e técnica”, ressaltou Peirano.
Entre as dicas apontadas pelo técnico para ter sucesso, como algumas aplicadas em empresas que ganharam prêmios ambientais, estão: o planejamento, o conhecimento dos históricos de nitrogênio ou buscar dados semelhantes na literatura técnica, buscar maior eficiência com menor custo, e evitar soluções e equipamentos inadequados.
“Muitos querem trocar tudo ao primeiro sinal de problema, mas isso não é necessário. Muitas vezes, algum pequeno ajuste pode resolver algo que está incomodando”, avaliou o engenheiro.
Compartilhar experiências
Após a confraternização entre os participantes, com coffee break, Alexandre Bonato, gestor de Recursos Humanos da Marisol Indústria do Vestuário Ltda, apresentou a gestão ambiental Marisol.
Segundo ele, o principal desafio é mostrar para os colaboradores os ganhos com atitudes sócio-ambientais, e compartilhar com todos dentro da indústria.
Ações envolvendo questões ambientais
Eduardo Baltar, diretor da Enerbio Consultoria Ltda, falou sobre o tema “Conferência de Copenhague: Resultados e Implicações”, onde demonstrou algumas práticas que irão se tornar realidade em breve no mundo, mesmo que a imagem geral da COP 15 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) tenha sido de fracasso.
Segundo o consultor, muitos países se comprometeram em reduzir suas emissões de carbono, e o Brasil teve destaque ao afirmar a redução das emissões em 38,9% até 2020.
Países ricos também tiveram que se comprometer a investir US$ 100 bilhões, por ano, até 2020, em países em desenvolvimento com ações sócio-ambientais. “Durante a COP 15 havia uma feira onde grandes marcas já se mobilizavam para criar produtos que não venham a agredir tanto o meio ambiente e que auxiliem na diminuição da emissão de carbono. O mundo está mudando e as oportunidades vão surgir para aqueles que souberem olhar um pouco adiante de nossa realidade atual”, argumentou Baltar.
O Seminário da Fundamental contou com a presença de vários empresários da região, além do secretário de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Ubiratan Hack. O patrocínio do evento foi da Faculdade Instituição Evangélica de Novo Hamburgo.
Informações de De Zotti – Assessoria de Imprensa
FOTO: divulgação / De Zotti