Pouco mais de 1mil professores da rede municipal se reuniram na Fenac e puderam conhecer as primeiras idéias de trabalho da nova administração
A aula inaugural da rede municipal de Novo Hamburgo reuniu aproximadamente 1,3 mil professores num dos pavilhões da Fenac. O secretário de Educação e Desporto, Alberto Carabajal destacou que a nova administração quer construir a escola cidadã e ponderou que apesar da rede estar voltada às crianças e adolescentes é preciso pensar a formação profissional das novas gerações, que passam anualmente pela escola pública.
O secretário convidou para a abertura cultural da atividade o coral CantaLomba que cantou e encantou as pessoas e fez até com que alguns chorassem com a canção “Quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Para ajudar a entender o caminho a ser percorrido em 2009 o secretário apresentou o professor e doutor com PHD em educação, o mineiro Miguel Arroyo. Ele chamou a atenção dos mestres para as lamentáveis campanhas que são desenvolvidas silenciosamente contra a educação pública e convocou os participantes a trabalhar pela construção da escola democrática cidadã.
Também participou da recepção aos professores o prefeito Tarcísio Zimmermann. Ele destacou que começa uma nova época e que a administração municipal vai basear sua ação nos seguintes pilares: Democracia e participação popular; a construção de políticas públicas de qualidade e a busca da sustentabilidade em defesa do meio ambiente.
Arroyo
O palestrante Miguel Arroyo, um mineiro de cabelos brancos, concentrou ainda suas palavras em chamar a atenção dos colegas dos caminhos “tortuosos” que foram superados pela categoria para construir a democracia. Pediu aos mestres que tomem a história em suas mãos e não deixem mais que a iniciativa privada continue a lançar mensagens negativas sobre o trabalho feito pelo ensino público. Ele entende que é preciso lembrar a alguns, que grande parte da comunidade integra a escola pública e nela vive e merece todo o respeito para crescer e construir a sua história. Disse que é preciso permanecer alerta.