Um dos pássaros, conforme a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que auxiliou na identificação das espécies, não era mais visto no Rio Grande do Sul há 100 anos.
Ações conjuntas da Polícia Civil de Estância Velha e da Secretaria de Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape) livraram 65 pássaros silvestres do cativeiro. Entre os pássaros encontrados nos três endereços (bairros Rincão dos Ilhéus, Campo Grande e Rincão Gaúcho) onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão, a força-tarefa encontrou diversas espécies ameaçadas de extinção.

Um dos pássaros, conforme a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que auxiliou na identificação das espécies, não era mais visto no Rio Grande do Sul há 100 anos. O “Pixoxó” é uma ave da Mata Atlântica, que possivelmente foi traficada do Paraná ou de Santa Catarina para Estância Velha. Também foram apreendidas outras cinco aves ameaçadas, como Bico de Pimenta, Curió e Bicudo.
Após serem identificados, os pássaros foram encaminhados pela Semape e pela Polícia Civil ao Ibama. A ideia inicial era soltá-los na natureza, mas as equipes identificaram que os animais estavam bastante domesticados e tinham grandes chances de não sobreviver na natureza.