Desfile Misto da Feitoria e Desfile Temático Farroupilha prometem reunir milhares de pessoas em momentos de cultura, música e integração comunitária
A Semana Farroupilha de São Leopoldo terá dois grandes desfiles. Um no dia 13 de setembro, na Feitoria, no dia 20, para encerrar os festejos na tradicional Rua Independência.
Desfile Misto da Feitoria abre a programação
A 25ª edição do Desfile Misto da Feitoria será realizada começa a partir das 9h, no palco de eventos da Avenida Integração, no bairro Feitoria. Organizado pela ASSEMPLIFE (Associação dos Empresários e Profissionais Liberais da Feitoria), o evento é um dos mais tradicionais da Semana Farroupilha em São Leopoldo.
De acordo com o vice-presidente da entidade, Mauro Steffen, o desfile é fruto do engajamento da comunidade local. “O diferencial é que temos mais de 30 entidades participando. Tudo começou com Jornal Imigrante, CTLG, entidades tradicionalistas e a ASSEMPLIFE. Essa idealização permanece viva até hoje na cidade. É uma tradição que reúne mais de 20 mil pessoas . As famílias chegam cedo para tomar chimarrão e prestigiar. Neste ano, vamos contar também com a economia solidária, trazendo de 6 a 8 grupos”, afirma.
A programação contará ainda com bandas escolares e a participação da Cavalaria do CLTG, da AGAP e da ATGF. A produção é de Roberto Lima Produções, com patrocínio da Sicredi Pioneira.
Desfile Temático encerra a Semana Farroupilha
No dia 20 de setembro, data máxima do tradicionalismo gaúcho, será realizado o Desfile Temático Farroupilha, encerrando os festejos da semana. O gestor de eventos da Secretaria da Cultura, Gustavo Ortácio, destaca a importância do momento. “O 20 de setembro é a data máxima que nós temos no gauchismo, encerrando os ritos da Semana Farroupilha. O desfile será um momento especial, com a participação da Brigada MIlitar, que abre a programação, além das entidades tradicionalistas de São Leopoldo, cavalarianos com bandeiras de seus piquetes, os pavilhões do Brasil, do Estado e do Município, e a tradicional presença das carretas de bois”, explica.
As escolas também estarão presentes no cortejo, que terá concentração às 9h na Rua Lindolfo Collor e início às 10h. O trajeto seguirá em sentido contrário da Rua Independência até a Praça do Imigrante, onde o público poderá seguir para a ATGF ou para o Parque do Trabalhador, ambos com intensa programação cultural.
Celebração da identidade gaúcha
Os dois desfiles são oportunidades para prestigiar a cultura e a tradição do Rio Grande do Sul. Música, cavalarianos, escolas e entidades tradicionalistas se unem para transformar São Leopoldo em palco de uma verdadeira celebração da história gaúcha.
LEIA TAMBÉM: