Iniciativa reforça a importância de cada cidadão em destinar adequadamente esses materiais e que as próximas gerações podem sofrer o resultado deste descaso.
A Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAM) está realizando, por meio de serviços terceirizados, o recolhimento de lixo eletrônico no Município. O secretário da pasta, Ernani Galvão, afirma que é necessário que cada cidadão tome consciência dos resíduos que produz e que as próximas gerações podem sofrer com o não recolhimento adequado desses materiais.
“São poucas as pessoas que assumem a destinação adequada de resíduos. Nós contamos com algumas empresas que atuam com o retorno, considerado um nicho de investimento, prestando assim grande contribuição para a sustentabilidade”, cita.
O recolhimento de lixo eletrônico de equipamentos da área de informática é realizado por uma empresa do bairro Ideal. Ela paga R$ 0,15 o quilo dos equipamentos, com exceção de monitores, aos quais é cobrado o valor de R$ 7,00 a unidade, por conta da descontaminação necessária do equipamento.
Para solicitar o serviço, basta ligar para o telefone (51) 3556-0044 ou levar os equipamentos até a empresa, que fica na Rua Goitacás, nº 96, no bairro Ideal. O atendimento funciona das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A empresa não cobra taxa de recolhimento em alguns bairros de Novo Hamburgo.
Foto: Greenpeace