Os quatro Icehots foram instalados em diferentes locais estratégicos da cidade.
Em uma iniciativa conjunta, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) e a Prefeitura de São Leopoldo instalaram quatro novos Icehots em praças do município. Essas estruturas têm como objetivo oferecer água potável gratuitamente à população, além de disponibilizar bebedouros para animais de estimação. Os Icehots são equipamentos capazes de refrigerar a água a até 5 graus Celsius, aquecê-la a até 80 graus Celsius e também fornecer água em temperatura ambiente para os animais.
Os quatro Icehots foram instalados em diferentes locais estratégicos da cidade. O primeiro está situado no centro, na praça 20 de Setembro, conhecida como praça da Biblioteca. O segundo foi colocado no Ginásio Celso Morbach, no bairro Cristo Rei. O terceiro pode ser encontrado na praça Mansueto Bernardi, no bairro Scharlau. Por fim, o quarto Icehot está localizado na praça Roque Scherer, também no bairro Scharlau. Cabe ressaltar que cada um desses equipamentos é conectado à rede de iluminação pública e abastecido pela rede de água do Semae.
Essa iniciativa faz parte dos esforços do governo municipal para incentivar a população de São Leopoldo a frequentar as praças da cidade. O prefeito Ary Vanazzi, presente na inauguração do Icehot no bairro Scharlau, na última segunda-feira, 03, compartilhou os planos futuros para a instalação de mais estruturas semelhantes. Ele afirmou: “Se não houver vandalismo, nós temos a ideia de, ao longo desse ano e do próximo, instalar essa estrutura em todas as praças movimentadas. Pedimos que a população cuide e zele pelo patrimônio público”.
Geison Freitas, diretor-geral do Semae, reforçou o apelo do prefeito e solicitou que a população preserve os Icehots instalados nas praças. Ele ressaltou a importância dessas estruturas para as pessoas que praticam exercícios físicos, frequentam as praças nos fins de semana e desejam desfrutar de água gelada, além de utilizá-la para tomar chimarrão durante o inverno. Freitas afirmou: “Pedimos que a população ajude a preservar esses Icehots, a cuidar do que é de todos nós“.