Mesmo com o nível do Rio dos Sinos abaixo da média, a Estação de Tratamento Água segue operando normalmente.
O nível do Rio dos Sinos na captação do Semae marcou, nesta sexta-feira, 06, 1,50 m na régua de captação. Após as chuvas do início da semana, houve uma pequena elevação no nível do rio, porém, a tendência é de baixa nos meses de janeiro e fevereiro. A estiagem assola o Rio Grande do Sul e diversos municípios decretaram estado de emergência. A seca ocorre devido ao fenômeno climático La Niña.
Já na Elevatória de Água Bruta (EAB), as melhorias realizadas nos últimos anos permitem a captação de água no Rio dos Sinos, mesmo com o nível do Rio abaixo de 1 m, devido a disponibilidade de seis motobombas que operam em sistema anfíbio, ou seja, dentro e fora d’água. No caso da captação do Semae, as bombas operam submersas.
Ainda em 2023, ao menos três novos reservatórios devem ser construídos na Zona Norte de São Leopoldo, ampliando a capacidade de reservação de água tratada na região, atendendo, em especial, as demandas do Parque Campestre, Parque Mauá, Jardim Luciana, Vila Baum e Boa Vista.
Com a alta da temperatura e a baixa do nível do Rio dos Sinos, é necessário lembrar da importância do uso racional da água neste período do ano. Confira como você pode ajudar:
- Economizar a água é uma atitude que beneficia a todos os cidadãos.
- Ao tomar banho, feche o chuveiro para se ensaboar. Economia de até 60 litros de água.
- Lave o carro com o balde e não com a mangueira. Em 30 minutos, economia de 520 litros de água.
- Sempre feche a torneira para lavar a louça. 15 minutos com ela ligada = 120 litros.
- Tenha um reservatório em casa. Ele é fundamental para situações extremas.
Economize água. Sabendo usar, não vai faltar.
Foto: Digue Cardoso