O Selo de Qualidade Fundi/RS será apresentado na sede do Sindimetal, em São Leopoldo, e marcará a certificação de três empresas
Nesta terça-feira, 11, ocorre o lançamento do Selo de Qualidade Fundi/RS – Grupo de Empresas de Fundição do RS. A atividade acontecerá no auditório do Sindimetal, na rua José Bonifácio, 204, 4º andar, em São Leopoldo, com início previsto para as 19h. Na oportunidade será entregue o selo às três primeiras empresas agraciadas: Ferrocast Metalúrgica Ltda, Metalúrgica Gerling e Modelação Pires.
A Unisinos ingressou neste projeto em 2006 quando turmas dos cursos de Gestão Ambiental e Engenharia Mecânica passaram a realizar consultorias e emitir diagnósticos ambientais para o Projeto Setorial Metalmecânico da Fundição – Fundi/RS, realizado graças a uma parceria com o Sebrae e o Senai-Cetemp.
Segundo o professor Carlos Moraes, representante no comitê gestor do projeto, o processo é dividido em três áreas: gestão organizacional, tecnológica e ambiental. “Cada empresa é responsável por uma parte: Sebrae, Senai-Cetemp e Unisinos, respectivamente. O selo reconhece empresas do segmento de fundições que se destacaram nas áreas”, argumenta.
Na oportunidade, além do selo Fundi/RS e da premiação será apresentado o projeto e os seus apoiadores, as principais ações de 2007 e o perfil das empresas do grupo que, em 2007, investiram aproximadamente R$ 3 milhões nos seus negócios (6,5% mais que em 2006) e aumentaram em 15% o número de postos de trabalho.
“O selo atende a necessidades específicas do setor”, avalia o gestor do projeto Setorial Metalmecânico da Fundição (Fundi/RS), Alexandre Zigunovas Júnior. Para ele, outras certificações como a ISO, medem se os procedimentos que as empresas executam estão em conformidade com a exigências, já no Selo Fundi/RS serão avaliados os aspectos que são fundamentais e os específicos para as fundições como a gestão tecnológica, organizacional e ambiental