Analistas estimam que reunião do Copom eleve a taxa básica de juros, usada para controlar a inflação quando a economia está aquecida.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Comitê de Política Monetária – Copom do Banco Central – BC deve elevar a taxa básica de juros, a Selic, dos atuais 10,25% ao ano para 11% ao ano, na reunião marcada para as próximas terça e quarta-feira, dias 20 e 21.
De acordo com o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 19, essa perspectiva de aumento dos juros básicos em 0,75 ponto percentual na reunião deste mês permanece há dez semanas. Para o final de 2010, os analistas esperam que a Selic fique em 12% ao ano, a mesma estimativa do boletim da semana passada. Para o final de 2011, os analistas projetam a Selic em 11,75% ao ano, a mesma estimativa há cinco semanas.
O Copom eleva a Selic para controlar a inflação, em situação de economia muito aquecida. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação de 4,5% para este ano e 2011. Essa meta tem limite inferior de 2,5% e superior de 6,5%. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA foi o escolhido para acompanhar a inflação no país.
Na avaliação dos analistas, esse índice deve ficar acima do centro da meta de inflação neste ano, em 5,42%, contra os 5,45% previstos no boletim anterior. Em 2011, a expectativa para o IPCA é de 4,80%, a mesma projeção há 14 semanas.
Com informações de Agência Brasil
FOTO: reprodução / GettyImages