Secretário da Agricultura, João Carlos Machado anuncia que o Estado vai comprar 1,4 milhão de doses
Na próxima sexta-feira (1º de junho) inicia a segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos (búfalos) contra a febre aftosa. A imunização, se estende até 30 de junho, abrangendo todos os animais com até 24 meses de idade.
A expectativa é de que sejam vacinados 4 milhões de animais. No ano passado, foram vacinados 3,8 milhões de cabeças. Os proprietários e produtores rurais podem adquirir as doses da vacina em empresas autorizadas pelo Departamento de Produção Animal (DPA) da Secretaria de Agricultura, Pecuária, e Agronegócio.
O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, diz que a compra de 1,4 milhão de doses aos agricultores familiares integrados ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) será feita no início desta semana. Machado diz que o envio de doses gratuitas aos agricultores familiares deve se estender durante os primeiros dez dias de junho.
A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos no Estado, realizada em janeiro, atingiu 93,7% do rebanho gaúcho de 13 milhões de cabeças, índice superior ao do ano passado, de 92,7%.
Importância
“A cobertura vacinal homogênea é uma garantia para a manutenção do status do Estado como livre da febre aftosa com vacinação”, explica o chefe de Fiscalização do DPA (Departamento de Produção Animal), Fernando Groff.
Como proceder
Para realizar a imunização do seu rebanho, o proprietário deve dirigir-se à Inspetoria Veterinária (IV) da sua região, adquirir a vacina, vacinar o rebanho e entregar na IV o relatório do procedimento e a nota de compra como prestação de contas.
O site da Secretaria da Agricultura traz a lista das empresas autorizadas pelo DPA, no endereço www.agricultura.rs.gov.br/portal/php/saa_servico_detalhe.php?id=10
Maiores informações podem ser obtidas nas unidades locais do DPA nos municípios ou pelo e-mail [email protected].