Especialista na área da educação, Pedro Demo, é atração no evento
Com a voltada as aulas das escolas municipais, a Prefeitura de Novo Hamburgo, através da SMED (Secretaria Municipal de Educação), realiza na Terça-Feira, dia 3 de Março, no Teatro Feevale, a Aula Magna para os 1,8 mil educadores da Rede Municipal de Ensino. O tema deste ano será “A Integralidade do Sujeito na Escola Coruja”, que se trata de uma estratégia de educação para ser utilizada em todas as escolas do município. A principal atração do evento é a participação do Professor Pedro Demo, renomado nacionalmente no tema ensino e aprendizado pela Pesquisa. O evento ocorrerá durante todo o dia, começando às 8h15 no Teatro Feevale (ERS- 239, 2755 – Vila Nova).
Na parte da manhã, A aula será aberta com a presença do Prefeito Luís Lauermann e do Secretário de Educação Alberto Carabajal. Logo após, o professor Pedro Demo, ministrará a palestra “Educar pela Pesquisa”. “Este é um momento solene que vai instrumentalizar teoricamente os professores para o grande movimento do ensino e da aprendizagem pela pesquisa. Autoridade nacional no tema, o professor Pedro Demo apresentará possibilidades e orientações de como fazer isso nas escolas”, explica Carabajal.
Painel
No turno da tarde, a partir das 13h30, serão retomadas as atividades com a performance “O Almirante e seus Guerreiros Negros”, de Sirmar Antunes. Posteriormente, será realizado um painel sobre Ensino e Aprendizagem pela Pesquisa. O debate terá a presença do secretário de Educação, Alberto Carabajal, que falará sobre “Escola Coruja: Inteligência Comunitária Local”; Sirmar Antunes, que abordará “A Arte como Expressão de um Trabalho de Pesquisa”, e Jonny Nelson Teixeira, com o tema “Alfabetização e Letramento”.
Pedro Demo
Demo é autor de mais de 80 livros e diversos artigos científicos, o pesquisador participa de conferências por todo o país e no exterior. O professor é PhD em Sociologia pela Universidade de Saarbrücken, Alemanha, e Pós-Doutor pela University of California at Los Angeles (UCLA). É professor titular aposentado e Professor Emérito da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular.