A meta é vacinar 88 mil hamburguenses com idade entre 30 e 39 anos e os 26,5 mil idosos da cidade até o final desta semana, a última para receber gratuitamente a dose contra o vírus da Gripe A.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O mutirão de vacinação organizado pela Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo – SMS no sábado, dia 15 de maio, registrou a aplicação de cerca de 5 mil doses de vacinas contra a Influenza A e a gripe comum, destinada a pessoas acima de 60 anos.
Todas as 15 Unidades Básicas de Saúde – UBS, além da Casa de Vacinas e do Centro de Especialidades ficaram abertos para atingir a meta, que é vacinar 88 mil pessoas com idade entre 30 e 39 anos contra a Gripe A e os 26,5 mil idosos do Município.
Além dos pontos fixos nos bairros a SMS montou pontos de vacinação nos hipermercados Bourbon e Unidão e outro na Praça do Imigrante, no Centro de Novo Hamburgo.
Um dos locais que esteve aberto no sábado foi a UBS do bairro Santo Afonso, onde até o meio-dia foram imunizadas 141 pessoas, segundo a agente Maria Carolina Passos da Costa, do Departamento de Vigilância em Saúde. “Até o momento a movimentação está calma. Pela tarde, não deve mudar. A procura deve ter um aumento na próxima semana que é o prazo final para a vacinação das pessoas com idade entre 30 e 39 anos”, explica.
Quem aproveitou para tomar a dose contra a Influenza A foi a costureira Edite Gomes dos Reis, 39. Ela, que trabalha em uma indústria calçadista do bairro Santo Afonso, aproveitou o sábado de folga e, acompanhada da filha, foi até a UBS do bairro. “Não quero deixar pro último dia. Depois fica muito tumultuado e com fila”, conta.
Vacinação da Gripe A até o dia 21
Aqueles que ainda não se vacinaram contra a Gripe A devem ficar atentos. Esta é a última semana para receber a dose de forma gratuita. Todos os grupos podem dirigir-se às Unidades Básicas de Saúde – UBSs até sexta-feira, dia 21 de maio, das 8 às 17 horas. A Casa da Vacina e os postos de atendimento dos bairros Canudos e Santo Afonso atendem para a vacinação da das 8 às 20 horas.
Informações da Imprensa da PMNH
FOTO: reprodução / stock.xchng