Falta de chuva atinge mais de 90% dos municípios do Semiárido e ultrapassou a extensão das 1.135 cidades que o compõem.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A estiagem que atinge a região do Semiárido é a pior registrada nos últimos 50 anos. Conforme informou o governo federal, 1.415 municípios (e quase 22 milhões de brasileiros) sofrem com a falta de água.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil decretou situação de emergência e estado de calamidade pública em 1.046 cidade. A área mais atingida envolve oito estados do norneste, sendo eles Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do norte de Minas Gerais. A quantia representa mais de 980 quilômetros quadrados.
A atual situação fez com o governo federal investisse R$ 32 bilhões nas chamadas obras estruturantes. Elas tem o objetivo de garantir o abastecimento de água de forma definitiva, como barragens, canais, adutoras e estações elevatórias. No inicio de abril, nove bilhões de reais foram investidos para combater a estiagem.
A estimativa é que cada município atingido pela seca ganhe uma retroescavadeira, uma motoniveladora, dois caminhões (um caçamba e um pipa) e uma pá carregadeira. O governo também distribuirá 340 mil toneladas de milho até o fim do mês de maio para serem vendidas aos produtores a preço subsidiado.
Informações de Agência Brasil
FOTO: ilustrativa / adrianomonteiro.com
