Uma iniciativa do Sebrae-RS, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, ajudará a recuperar os pequenos negócios do setor cultural atingidos pela enchente deste ano. Este é um setor formado, eminentemente, por micro e pequenos negócios, que em sua recuperação agora poderão contar com o programa Sebraetec Supera Cultura.
Ele visa auxiliar empreendedores desse segmento na montagem de planos para recuperação de espaços, estruturas e equipamentos, por meio de aporte financeiro de até R$ 10 mil. Pequenos negócios ligados ao segmento cultural, como artistas, músicos, fotógrafos, designers, costureiras, artesãos, estúdios de arte e de gravação, desde que sejam microempresas, poderão ter acesso ao programa.
Inscrição ‘online’ hoje
Para ter acesso, o agente ou empreendedor cultural precisa se inscrever no site do programa – sebrae.rs/sebraetecsuperaculturars. A partir disso, um consultor do Sebrae RS visitará o espaço físico da empresa ou projeto para avaliar os estragos. Na ocasião, será realizado levantamento do que o negócio precisa consertar ou adquirir. O programa subsidiará, por exemplo, recuperação ou compra de equipamentos de som e luz, ferramentas, mobiliário e reparos na estrutura do espaço.

A partir das necessidades levantadas, o Sebraetec Supera Cultura ajudará o empreendedor a contratar serviços e comprar ou reparar os itens da empresa ou projeto. Ao final desses reparos, o Sebrae-RS reembolsará parte dos custos, apoiando financeiramente no que falta para recuperação total do negócio. Além de um apoio financeiro, a iniciativa ajudará a fortalecer toda a cadeia produtiva cultural do Rio Grande do Sul, recuperando os negócios e movimentando serviços.
Criativos e culturais
A indústria criativa engloba uma ampla gama de empresas e profissionais que utilizam a criatividade como base para seus produtos e serviços, o que inclui áreas como moda, design, jogos digitais e cinema. Já o setor cultural como um todo abrange instituições e projetos dedicados à produção e promoção da cultura, como livrarias, ateliês, estúdios de arte, museus e produtoras de eventos.
Assim, diversos tipos de negócios, desde escolas de música até escritórios de arquitetura, passando por estúdios de costura e maquiagem, fazem parte desses setores que foram severamente atingidos pelos alagamentos. Por isso, acrescenta Amanda Paim, a importância do lançamento do Sebraetec Supera Cultura para auxiliar e reerguer esse setor o mais rápido possível.
Sebrae pode te ajudar de outras formas
O Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, uma entidade que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte. Na prática, é bem mais simples: o Sebrae é o teu parceiro em toda a tua jornada empreendedora, e tá do teu lado em todas as etapas do teu empreendimento. Pra quem quer empreender ou pra quem já tem uma micro ou pequena empresa, a gente te ajuda a desenvolver teu potencial empreendedor, tua carreira e o teu próprio negócio.