Startups gaúchas que desenvolvem soluções tecnológicas aplicáveis à indústria já podem se inscrever no edital do Sebrae RS para a Mercopar 2024. A feira será realizada de 15 a 18 de outubro nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Serão selecionadas 50 empreendedores em fase de operação ou tração para exporem seu produto ou serviço durante a feira.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de setembro de forma online. As startups selecionadas receberão um subsídio de 70% do custo de participação no evento, além de um estande próprio mobiliado, padronizado com a sua logomarca.
No processo seletivo, as startups serão avaliadas e receberão pontuação em critérios como modelo de negócio, solução, alcance de mercado e capacidade executora. Além disso, startups que possuam em seu quadro societário uma ou mais mulheres, negros ou pardos, PcDs (pessoas com deficiências) ou que se identificam como LGBTQIA+, poderão receber um acréscimo cumulativo de até dois pontos na pontuação total.
“O Rio Grande do Sul se destaca por ser um estado que fomenta a criação de startups com propósitos inovadores, gerando um leque de soluções para o mercado”, destaca o ‘head de startups’ do Sebrae RS, Alcir Cardoso Meyer. Ele classifica a participação como “uma importante iniciativa” para incentivar o formato de negócio, gerando mais oportunidades para quem busca expandir sua atuação através da visibilidade.
No dia 16 de setembro serão divulgadas as startups selecionadas. Em breve, será aberto um novo edital de chamamento destinado a startups de outros estados.
Mercopar 2024
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a 33ª edição da Mercopar é promovida pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
LEIA TAMBÉM: Sebrae RS cooperará para desburocratização e empreendedorismo