Republicado venceria com 49% dos votos contra 45%, diz pesquisa. Rejeição ao presidente norte-americano chegou a 55%, pior índice desde 2009.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Caso as eleições norte-americanas fossem hoje, Barack Obama perderia a disputa para o republicado Mitt Romney. Uma pesquisa realizada pela ABC News divulgada nesta terça-feira, dia 19, indica que o ex-Nobel da Paz atingiu o pior índice de aprovação desde que chegou à Casa branca em 2009, totalizando 55% de reprovação.
Entre outubro e novembro, a popularidade do presidente norte-americano caiu 6%. O número chega a 13 pontos percentuais caso compararmos com o início de sua administração. A queda se deve, principalmente entre as pessoas pobres, com baixo índice de instrução e os “menos interessados em política”.
As frequentes falhas técnicas com o website do governo para o sistema de saúde são apontadas como um dos principais motivos da queda de Obama. Atualmente, 63% da população são contrários a implantação do novo sistema de saúde no país.
Se as eleições fossem hoje, Romney, do Partido Republicano, venceria com 49% dos votos, contra 45% de Obama. Quando os dois se enfrentaram no ano passado, o democrata conquistou 51,01% da preferência dos eleitores, contra 47,16% do adversário. Para a realização da pesquisa foram entrevistados cerca de mil adultos no país entre os dias 14 e 17 de novembro.
Informações de Opera Mundi
FOTOS: ilustrativa / washingtonpost.com
Ilustrativa / foreignpolicy.com