A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Novo Hamburgo iniciará, na próxima semana, uma capacitação para profissionais de saúde sobre a esporotricose. O objetivo é orientar agentes comunitários e equipes dos postos de saúde sobre a identificação e prevenção da doença.
A esporotricose é uma micose causada por fungos do gênero Sporothrix, que vivem no solo e em vegetação em decomposição. A doença afeta humanos e animais, especialmente gatos, causando feridas na pele. O contágio ocorre por contato com o fungo ou por arranhões e mordidas de animais infectados.
LEIA TAMBÉM: Concurso Juventude Escritora abre inscrições para estudantes
Em 2025, Novo Hamburgo registrou um caso suspeito da doença em humano e quatro em animais. A coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde, Julyana Sthefanie, reforça a importância da notificação dos casos por profissionais de saúde para um melhor controle da doença no município.
A prevenção inclui o uso de luvas e roupas compridas para quem trabalha com terra, além do tratamento adequado de animais infectados. Pessoas com suspeita da doença devem procurar atendimento nas unidades de saúde, e donos de animais doentes devem buscar orientação veterinária.
LEIA TAMBÉM: 2ª Divisão do Futsal de Morro Reuter tem vitórias expressivas na 6ª rodada
