O presidente do Senado, José Sarney, teve que ser atendido no Serviço Médico do Senado no início da tarde desta quinta-feira, 26. De acordo com a Secretaria de Assistência Médica e Social do Senado através de uma nota, Sarney sofreu de gastroenterite (infecção que ataca o estômago e o intestino delgado).
Sem entrar em detalhes, o comunicado diz que “o presidente José Sarney foi acometido nessa manhã de gastroenterite, encontrando-se em observação clínica pós-uso de medicação específica”. O deputado federal Sarney Filho acompanhou durante cerca de uma hora e meia os primeiros atendimentos a seu pai.
Após atendimento, Sarney saiu acompanhado do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), que tinha ido fazer uma visita. De acordo com assessores da presidência do Senado, depois de medicado, o presidente do Senado foi para casa, onde ficará descansando. Ainda não se sabe se ele voltará ao Senado nesta sexta-feira, 27.
A assessoria informou que Sarney foi submetido a exames de sangue, ecografia e raio-X, que confirmaram o quadro de gastroenterite. O senador começou a se sentir mal por volta das 11h e foi internado às 12h30. Foi medicado com soro e ficou em observação durante mais de três horas.
Informações ABr