Encontro reúne municípios da região para debater estratégias de segurança pública municipal no dia 16 de outubro
Nesta quinta-feira, 16 de outubro, Sapiranga sedia o 1º Fórum Regional de Segurança Pública Municipal, evento que tem como proposta fortalecer a integração entre guardas municipais e demais órgãos de segurança e fiscalização.
Com o tema “Agendas convergentes , soluções duradouras”, o encontro vai reunir especialistas e autoridades para painéis e palestras sobre troca de experiências, análise de dados e estratégias voltadas à gestão e operação da segurança no âmbito municipal.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade de Sapiranga, com o apoio de outros seis municípios: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, São Leopoldo e Gravataí. Ao todo, 31 municípios da Região Metropolitana e dos Vales participam do Pacto Integrador de Segurança Pública, tema que também será destaque nas discussões.
O fórum é voltado a agentes e gestores municipais ligados à área de segurança pública e ocorre no Fly Hub Sapiranga. Entre os participantes confirmados estão representantes do Judiciário, do Legislativo e autoridades da segurança pública do Rio Grande do Sul e de outros estados.
LEIA TAMBÉM: Camerata Presto leva “As Quatro Estações” a Sapiranga
Confira a programação do 1º Fórum Regional de Segurança Pública Municipal
Às 8h40, o deputado estadual Delegado Rodrigo Zucco aborda o tema financiamento das guardas municipais, seguido da palestra do promotor de Justiça Luiz Flávio Barbiere, às 9h10, sobre fiscalização externa das guardas municipais.
Em seguida, ocorre a apresentação dos apoiadores do fórum, às 9h30, e um intervalo para coffee break às 9h50.
A programação retorna às 10h05 com o deputado federal Luciano Zucco, que fala sobre sistemas inteligentes e operações integradas em municípios mais seguros, e às 10h40, o secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, apresenta o tema inovação em segurança pública.
Após o intervalo para almoço, às 12h, as atividades recomeçam às 13h30 com Fernando Noschang, juiz da Comarca de Novo Hamburgo, que apresenta uma visão estratégica sobre a atuação das guardas municipais.
O período da tarde também inclui painéis sobre valorização profissional e regulamentação das guardas municipais, com Robson Ferraz, presidente da AGMURS, às 14h; e crescimento feminino na segurança pública municipal, com Maureen Silva da Silva, da Guarda Municipal de Santa Maria (14h20).
Às 14h40, Alexandre Augusto Aragon, secretário municipal de Segurança Pública de Porto Alegre, apresenta cases de sucesso em centros municipais integrados de operação e serviços.
O evento segue às 15h15 com o Pacto da Paz e o Projeto Ipê Amarelo, conduzidos por Paulo Roberto Locatelli Gandin, secretário de Segurança Pública de Lajeado. Em seguida, às 15h45, Oséias Francisco Vieira e Eder Castro, da Secretaria e da Guarda Municipal de Estância Velha, apresentam o Projeto Mulheres Protegidas.
Após novo intervalo, às 16h15, o fórum retoma com Rosalino Seara, secretário municipal de Segurança Pública de Novo Hamburgo, e Emílio Barbosa Teixeira, de Gravataí, abordando a cooperação regional para a segurança pública municipal (16h30).
O encerramento das atividades inclui a apresentação dos apoiadores do Fórum Regional às 17h15, e a assinatura do Pacto Integrador Regional de Segurança Pública Municipal, com prefeitos, secretários, gestores e comandantes de guardas municipais. O evento se encerra às 17h45.