O Consórcio IP Sapiranga é o vencedor do leilão da parceria público-privada (PPP) e irá assumir a concessão dos serviços de iluminação pública de Sapiranga. Para ganhar a concorrência, realizada nesta quinta-feira, dia 19, o grupo de empresas apresentou a menor proposta como contraprestação pública mensal do município no valor de R$ 361.126,00. Este valor representa um deságio de 16,51% em relação ao limite máximo fixado pelo edital. Três propostas estavam na disputa do leilão, realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo.
A concessão prevê investimentos na modernização do sistema de iluminação pública do município do Vale do Sinos, que podem chegar a R$ 127 milhões, com a substituição de mais de 11 mil pontos de luz atuais por tecnologia LED. O período de concessão é de 24 anos, mas o concessionário deve realizar a troca de todas as luminárias atuais por tecnologia LED nos primeiros seis meses.
Com estruturação liderada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a PPP contemplará também o atendimento de uma demanda reprimida de 1.163 pontos de luz de madeira. Inclui ainda um projeto de iluminação dos 8 km da RS-239 que cruza a cidade de aproximadamente 82.000 moradores.
Gestão moderna
Todo o sistema terá telegestão em 100% dos pontos de iluminação, o que garante maior agilidade na sua manutenção. O contrato estabelece também a instalação de outras 128 novas luminárias a cada ano para suprir a expansão habitacional, assim como a implantação de iluminação de destaque em 16 bens culturais do município.
Formação da concessionária
O consórcio vencedor é formado pelas empresas Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano Ltda; Tradetek Soluções em Iluminação Pública e Infraestrutura Ltda; STE Serviços Técnicos de Engenharia S.A; Henerge Manutenção e Operação de Energia Elétrica Gaúcha Ltda. e Expresso Charqueadas Transportes Ltda.
Empresas que integram o grupo já atuam nos sistemas em Porto Alegre e em Canoas, além de ter vencido recentemente o leilão da PPP de Santa Maria, também com modelagem liderada pelo BRDE. Os trabalhos para a estruturação da PPP de Sapiranga começaram em abril do ano passado. Este foi o segundo leilão de projetos de iluminação pública que o BRDE realiza neste ano
Promessas de vantagens da concessão a Sapiranga
- Mais de 105 milhões de kWh de economia de energia, equivalente ao consumo médio de 2,3 mil residências por 24 anos;
- Redução na emissão de 4,5 mil toneladas CO2 ou 31 mil árvores – área equivalente a 10 campos de futebol;
- Ampliação do serviço e atendimento à demanda reprimida;
- Aumento da segurança no período noturno;
- Gestão através de indicadores de desempenho e atendimento às normas técnicas;
- Investimento em novas tecnologias e serviços;
- Substituição de 11.163 pontos por tecnologia LED;
- Expansão anual: 128 pontos;
- Demanda reprimida: 1.163 pontos, incluindo iluminação ao longo dos 8km da RS-239;
- Telegestão remota integral – em todas as luminárias, das vias V1 a V4;
- 16 bens de destaque – iluminação especial.