Não vai ser nada fácil a sucessão em São Leopoldo. Em segundo mandato, Ary Vanazzi não poderá concorrer, mas ainda não indicou o nome que gostaria para concorrer pelo PT. Marcel Frison e Nestor Schwertner eram os favoritos. Nelson Spolaor, esperado em Sapiranga, vem ganhando força a cada semana.
Ele conhece bem a cidade, tendo trabalhado com Vanazzi em São Leopoldo desde mandatos anteriores e como Secretário Geral de Governo está muito próximo e divide o 7º andar.
Spolaor é respeitado pela base de sustentação do prefeito – inclusive o PDT – e pelos movimentos sociais.
Enquanto isso, a oposição se movimenta. O PL deve vir com o delegado Heliomar Franco; o Cidadania fala no vereador Gabriel Dias; o Podemos no também vereador Hitler Pederssetti, hoje no União Brasil; o MDB vai apostar no ex-vereador Arthur Schmidt ou até no vereador Jéferson Falcão, hoje com um pé fora do partido; o PSDB tem em Alessandro Almeida, o Polaco, seu nome na corrida.
No PSB o vereador Alessandro Camilo, o Lemos, não seria uma surpresa, enquanto o PDT, se não gostar do nome do PT, pode vir com o ex-vereador Nado Teixeira, de volta ao partido com a simpatia de Vanazzi, a vereadora Iara Cardoso, o em crescimento Diretor-Geral do Semae e herdeiro de Ary Moura, Geison Freitas, ou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel.
PSDB-NH marca data de anúncio de pré-candidato
Dia 7 de dezembro, evento para aproximadamente 400 pessoas, no CTG Terra Nativa. Essa será a data de anúncio da pré-candidatura a prefeito de Novo Hamburgo pelo PSDB. O nome mais cotado é do presidente da Comissão Provisória do partido, vereador Raizer Ferreira, que se movimenta neste sentido desde o ano passado. O anúncio deverá ser feito pelo deputado federal Lucas Redecker ou pela prefeita de Pelotas, atual presidente do PSDB gaúcho, Paula Mascarenhas.
Só que esse movimento, que começa a ser construído no dia 15 de novembro, na primeira reunião da nova diretoria tucana do município, nomeada no começo do mês, poderá ser o início de uma novela. É que o PSDB está federado com o Cidadania, e há divergências na interpretação do estatuto.
Ainda não ocorreu reunião entre os dois partidos na cidade. Até porque o PSDB estava sem representação.
De inimigo político a provável casa
Em se confirmando a filiação do ex-prefeito de Novo Hamburgo e ex-deputado federal e estadual Tarcísio Zimmermann ao PDT, impossível não fazer uma relação. Se Tarcísio foi impedido de assumir a Prefeitura em 2012, após reeleito nas urnas, foi por uma ação do PDT de 2004. Na época, ele e Jair Foscarini (MDB), candidatos, participaram de uma inauguração. Os registros foram cassados e a eleição anulada.
Em 2012, já com a Lei da Ficha Limpa em vigor, foi interpretada a retroatividade da aplicação. E Tarcísio, que foi deputado e prefeito neste período, teve mais uma vez o registro cassado. A foto que serviu de prova para a ação foi feita pelo jornalista João Silvestre, até hoje no partido.
Agradecimento ao futuro prefeito de São Leopoldo
Ao apresentar o projeto O Vale na noite desta quinta-feira, em São Leopoldo, o diretor da Vale TV e do portal valedosinos.org, Rodrigo Steffen, disse que o futuro prefeito da cidade estava presente e agradeceu sua presença, manifestação que provocou risos dos convidados.
Rodrigão não é grande apenas no tamanho. É também em visão de futuro. Sabem por que? Estavam no evento (citações por ordem alfabética), os pré-candidatos Arthur Schmidt, Gabriel Dias, Heliomar Franco, Marcel Frison, Nado Teixeira, Nelson Spolaor e Nestor Schwertner. Os principais da corrida pela sucessão de Ary Vanazzi.
Entre os convidados, além de políticos, empresários, agentes públicos, líderes comunitários e religiosos. Ao final, todos brindaram o projeto e a cidade berço da Imigração Alemã no Brasil, ao som da Banda Baila Baila, com chopp e cuca.
Reverência à…
…gestão da prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daudt, pela conquista do prêmio Band de Cidades Excelentes.