Empreendedores de São Leopoldo podem acessar crédito facilitado por meio dos programas Mão na Roda e São Léo + Crédito, oferecidos pela Prefeitura para apoiar a expansão de negócios. Os financiamentos podem chegar a R$ 80 mil, com prazos de pagamento de até 36 meses e possibilidade de carência, conforme o enquadramento da empresa.
Os recursos podem ser utilizados para capital de giro ou investimentos fixos, como reformas e aquisição de equipamentos. Para solicitar o crédito, é necessário que o empreendedor, formal ou informal, tenha pelo menos seis meses de atividade. Dependendo da análise, pode ser exigida a garantia de um avalista que resida na Região Metropolitana de Porto Alegre e não tenha restrições no SPC, já que o programa não atende empreendedores negativados.
LEIA TAMBÉM: Projeto oferece atendimento oftalmológico para alunos da rede municipal
Além do crédito, os programas oferecem suporte técnico. “Esses programas foram criados para apoiar nossos empreendedores, oferecendo crédito acessível e informações essenciais para quem busca expandir sua empresa”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico Tecnológico, Regina Caetano.
A Prefeitura também realiza acompanhamento próximo dos beneficiados. “Avaliamos caso a caso. Realizamos uma visita no empreendimento para nos aproximar do empreendedor, avaliando suas necessidades e dificuldades, fornecendo uma pequena assessoria e também capacitação, normalmente ministrada pelo Sebrae”, explicou Bárbara Mello, chefe do Departamento de Microcrédito.
Durante o atendimento, são analisadas as melhores opções de crédito para cada empreendedor, com taxas de juros que variam entre 1,59% e 3,98% ao mês.
LEIA TAMBÉM: Novo Hamburgo registra aumento de casos de tuberculose e reforça combate