A Prefeitura de São Leopoldo através da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult), fará o lançamento do Carnaval 2022 nesta segunda-feira, 11 de abril. O ato será realizado às 18h, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito no Centro Administrativo.
A homenagem do carnaval deste ano será feita para o sambista Tom Astral, grande compositor da cidade, que faleceu devido a pandemia do Covid-19 em novembro de 2020. A passarela do samba passará a se chamar Tom Astral, conforme lei aprovada na Câmara de Vereadores dia 18/02/2022.
Seis escolas de Samba irão desfilar na Av.Dom João Becker e cinco delas estarão na disputa pelo grande prêmio, são elas: Imperadores do Sul; Estação Primeira; Alambique Leopoldense; Acadêmicos Verde e Rosa e Leões da Feitoria. A Escola de Samba Império do Sol este ano não participará da disputa, pois receberá apoio da prefeitura para representar São Leopoldo no carnaval de Porto Alegre no Grupo Ouro.
O desfile de carnaval ocorrerá no dia 30 de abril, a partir das 21h na Av. Dom João Becker, com concentração das escolas na Avenida Mauá. A festa será gratuita e sem classificação etária.
A estrutura da festa ficará por conta da produtora Impacto Vento Norte – produtora selecionada por meio de edital.
Com relação aos protocolos do Covid-19, a festa seguirá o decreto vigente que inclui a recomendação de uso de máscaras em eventos de grande aglomeração e exigência do passaporte vacinal de todas e todos os componentes das escolas.
A corte do Carnaval 2022 será reconduzida, pois em razão da pandemia não houve nova escolha da corte. A rainha Karolaine, o Rei momo Ivo e a princesa Brenda seguem representando o carnaval de São Leopoldo.
A praça de alimentação deste ano está tendo seus espaços comercializados pela Escola de Samba Imperadores do Sul. Espaços de bebida e gastronomia interessados em vender seus produtos podem entrar em contato diretamente com a escola pelo telefone 51992182032 e falar com Heloísa.
Segundo o Secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vascocellos: “Será um grande momento para o carnaval de São Leopoldo que teve suas atividades presenciais paralisadas por dois anos devido a pandemia do Covid-19 e volta a trazer a maior expressão da Cultura Popular e muita alegria para a população de São Leopoldo e região metropolitana. O Carnaval de São Leopoldo abre o calendário dos festejos no Rio Grande do Sul, visto que ocorre antes dos desfiles de Porto Alegre e Cruz Alta previstos para o mês de maio.”
Foto: Rodrigo Jankoski/PMSL
Foto: reprodução/facebook
